Voltada para atualização de vacinas em crianças e adolescentes menores de 15 anos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a campanha de multivacinação em Piracicaba, entre 8/08 e 30/11 deste ano. Neste período, 43.367 crianças e adolescentes compareceram a uma unidade de saúde da cidade para atualizar sua caderneta de vacinação e 21.571 receberam, ao menos, uma das doses recomendadas – ou essenciais – indicadas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária.
De acordo com setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica (VE), compareceram aos postos de vacinação 7.403 crianças menores de 1 ano e 5.792 foram vacinadas; 16.217 crianças de 1 ano a menores de 5 anos compareceram e 5.454 foram vacinadas; de 5 a 14 anos compareceram 19.747 e 10.325 foram vacinadas.
Conforme explica Cibele Melo dos Reis, enfermeira responsável pela divisão de imunização da SMS, o comparecimento dos jovens para atualização da carteira de vacinação foi extremamente positivo. "É importante lembrar que, nem todos que receberam a vacina estavam com algum imunizante em atraso na caderneta. Vários casos coincidiram com o período indicado para vacinação de acordo com a faixa etária e, assim, já receberam a dose da vacina", disse.
Cibele lembra que na faixa etária menor de um ano, um número bem pequeno estava em atraso. "Nesta idade, os bebês vão bastante à unidade de saúde, então, é difícil achar um caso de vacina em atraso, porém, um ou outro acaba acontecendo. Vale ressaltar que o comparecimento aos postos de vacinação foi considerado muito positivo", afirmou.
"Nas crianças de 1 a 5 anos a adesão também foi ótima, mas o que nos surpreendeu foi o comparecimento dos adolescentes menores de 15 anos. Nesta idade quase não há vacina e eles não costumam vir aos postos com regularidade, por isso consideramos a adesão excelente, principalmente para aqueles que receberam as doses – e reforços – de HPV e a meningocócica ACWY", completou a enfermeira.
Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a campanha foi criada justamente para incentivar a ida aos postos de saúde e, assim, garantir a proteção adequada da população. "A adesão em nossa cidade foi muito positiva. É importante lembrar que, mesmo com o fim da campanha, as doses das vacinas seguem disponíveis na rotina das unidades de saúde de Piracicaba", finaliza.
IMUNIZANTES – Neste ano, a campanha ofereceu as seguintes vacinas: BCG (bacilo Calmette–Guérin): protege contra formas graves da tuberculose; Pentavalente: protege contra a difteria, coqueluche, tétano, hepatite B e haemophilus influenzae; Febre Amarela; Hepatite B; Hepatite A; HPV quadrivalente: protege contra o papilomavírus humano; Influenza Trivalente: protege contra a gripe; Meningocócica ACWY e C, ambas protegem contra a meningite; Pneumocócica 10 valente: protege contra a pneumonia; Poliomielite; Tríplice Bacteriana: protege contra a difteria, coqueluche e tétano; Dupla Adulto: protege contra a difteria e tétano; Tríplice Viral: protege contra o sarampo, caxumba e rubéola; Vacina Rotavírus Humano; e Varicela: protege contra a catapora.