Campanha de “120 anos da Abolição contra o Racismo” será lançada amanhã
O Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba aderiu à campanha de “120 anos da Abolição contra o Racismo”. O lançamento local da campanha acontecerá amanhã (03), às 10 horas, no gabinete do prefeito Barjas Negri. Estarão presentes Leandro Rosa da Divisão e Assessoria de Gênero e Etnia, órgão ligado à Secretaria Estadual da Cultura; Elisa Lucas Rodrigues, do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado; João Manoel dos Santos, presidente da Câmara de Vereadores; Jurandir Silvestre e Elide Fernanda de Almeida Leite, presidente e vice-presidente do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba, respectivamente; Antônio Filogênio, presidente da Difusão Cultural Afro-Brasileira e Lucila Calheiros, diretora da Biblioteca Municipal.
Segundo o presidente do Centro, Jurandir Silvestre, a campanha visa promover a história dos cidadãos da comunidade negra, propiciando através de relatos sobre suas experiências trazer à tona as potencialidades geradas por atitudes de resistência na vida cotidiana destes indivíduos e também destacar a violência sofrida pelas diferentes formas de racismo.
Através da pergunta existe ou não racismo em nosso País? a pessoa pode participar e registrar a sua opinião ou experiência sobre esse assunto. A campanha cultural escolherá 120 cartas de pessoas que descrevem suas experiências de vida, luta contra o racismo e superação. As escolas municipais terão urnas para depósito dos relatos e opiniões. Os melhores serão escolhidos e publicados em livro da Secretaria de Estado da Cultura.Jurandir ressalta que a luta contra o preconceito exige um conjunto de medidas e, neste conjunto, a educação tem papel estratégico. “A educação pode e deve desempenhar o papel de preparar as pessoas para a diversidade. Tem papel especial no enfrentamento da discriminação racial”, garante.
Maneiras de enviar sua carta:
1- Escreva no formulário abaixo a sua carta, ou2- Escreva a sua carta para o e-mail centoevinte@ig.com.br, ou3- Envie um texto com no máximo 30 linhas para a CAIXA POSTAL 13888 – CEP 01216-970 – São Paulo – SP, ou4- Procure uma das urnas da campanha, preencha o papel-carta disponibilizado, e deposite-a na mesma
Regras:
1-A carta, devidamente identificada, é de responsabilidade do seu autor2- Se preferir, a carta pode ser identificada por pseudônimo, mas deve conter os dados pessoais do autor3- Ao enviá-la, o autor concede o direito de publicação à Secretaria de Estado da Cultura.
