Aproximadamente 600 pessoas participaram no último domingo (23) da “Caminhada pela Vida” idealizada pelo Instituto Avon e com apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio de uma parceria entre Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FUSSP), Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), com apoio também do Semae, Guarda Civil e Semob (Secretaria Municipal de Obras).

Com muita animação e disposição, os participantes se concentraram para um alongamnto e aquecimento na avenida Renato Wagner, próximo ao Lar dos Velhinhos. De lá seguiram pelas avenidas Beira Rio e Alidor Pecorari até o campo de futebol do União Porto. Em seguida, houve diversão para crianças, com brinquedos infláveis e distribuição de pipoca e algodão-doce, equipe de maquiadores, música, entre outras atividades

A renda arrecadada com a venda do kit da caminhada será revertida para instituições de Piracicaba que trabalham na prevenção e cura do câncer. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa – Avon contra o Câncer de Mama.

“Apesar dos avanços tecnológicos e dos investimentos da indústria farmacêutica, o índice de mortalidade por câncer de mama ainda é grande. A única possibilidade para reverter este quadro é a conscientização sobre a importância da prevenção. Eventos como esse auxiliam muito para informar a população sobre onde procurar ajuda”, argumentou a presidente do Fundo Social, Selma Ferrato.

Estiveram presentes ainda no evento, o prefeito Gabriel Ferrato e o secretário municipal de Esportes, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny. Eles acompanharam todas as atividades e participaram da caminhada. Ferrato ressaltou a importância de eventos como este para conscientização sobre a importância da prevenção e diagnostico precoce do câncer.

Para ter acesso ao exame de mamografia a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa para agendar consulta com médico que solicitará o exame. Após a realização da mamografia a paciente agenda consulta de retorno à UBS ou PSF para avaliação médica. Em caso de alteração no exame a paciente é encaminhada para o Centro Especializado em Saúde da Mulher.

* Foto – Adilson Franco (CCS)