Em parceria com a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade de piracicaba (Fussp), o Instituto Avon realiza a Caminhada pela Vida no próximo domingo, 23/10, a partir das 9h e a concentração às 8h30. A saída será da avenida Renato Wagner, próximo ao Lar dos Velhinhos. Para participar, é necessário adquirir o kit, com camiseta, viseira e leque, no valor de R$ 3, disponível na concentração, na Central de Projetos (rua Silva Jardim, 149, Cidade Alta) ou na rua Benjamin Constant, 1234, sala 2, Centro, das 11h30 às 17h30. A renda arrecadada será revertida para instituições de Piracicaba que trabalham na prevenção e cura do câncer. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa – Avon contra o Câncer de Mama.

O percurso da caminhada seguirá pela avenida Beira Rio, passará pela Alidor Pecorari com chegada no campo de futebol localizado quase no final da avenida, na região da Rua do Porto. Lá, os participantes se concentrarão e haverá diversão para crianças, com brinquedos infláveis e distribuição de pipoca e algodão-doce, equipe de maquiadores à disposição, música, entre outras atividades. A previsão para o término do evento é para as 14h.

“Apesar dos avanços tecnológicos e dos investimentos da indústria farmacêutica, o índice de mortalidade por câncer de mama ainda é grande. A única possibilidade para reverter este quadro é a conscientização sobre a importância da prevenção. Eventos como esse auxiliam muito para informar a população sobre onde procurar ajuda”, argumenta a presidente do Fundo Social, Selma Ferrato.

Para ter acesso ao exame de mamografia a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa para agendar consulta com médico que solicitará o exame.

Após a realização da mamografia a paciente agenda consulta de retorno à UBS ou PSF para avaliação médica. Em caso de alteração no exame a paciente é encaminhada para o Centro Especializado em Saúde da Mulher.

HISTÓRIA – O movimento popular, internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos EUA, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes à doença no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.