Cerca de 150 pessoas participaram da Caminhada pela Paz e Combate à Violência Contra a Mulher seguida de roda de conversa, realizadas na manhã de hoje, 08/03, na região do Cecap/Eldorado. A atividade foi realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), e envolveu o Centro de Referência da Atenção Básica (Crab) e as unidades de saúde da família (PSF) do Cecap e Eldorado 1 e 2, tendo como foco o Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje. Outras atividades acontecem ao longo do mês em todas as mais de 70 unidades de saúde de Piracicaba.

Centro Comunitário do Cecap recebeu aula com educadora física

Conforme explicou Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem do DAB, o envolvimento da comunidade nas discussões sobre a saúde e combate à violência contra a mulher é muito importante. "Realizamos este tipo de ação ao longo de todo ano, porém, vemos esta data como oportunidade de aproximar ainda mais a população desta situação e trazer informações pertinentes sobre o acolhimento e atendimento da mulher vítima de violência", afirmou.

Caminhada pela paz reuniu cerca de 150 mulheres na manhã desta segunda-feira

Ainda pela manhã, o Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM) – vinculado ao Departamento de Atenção Secundária – em parceria com a Escola Grau Técnico, realizou café da manhã para as pacientes atendidas. "É um momento importante de reflexão e de respeito. Não só no CESM, mas em toda a rede de saúde são desenvolvidas ações para a garantia dos direitos fundamentais das mulheres dando resguardo a todas elas contra as práticas de discriminação, violência, exploração e opressão. Estas ações servem para reforçar todo o trabalho que desenvolvemos na rede pública", completa Marcela Buoro, coordenadora do CESM.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, reforçou a importância do dia 8 de março e parabenizou as mulheres e todas as equipes envolvidas nas ações programadas para todo o mês. "Primeiro, meu respeito a todas as mulheres que fazem da nossa cidade, a cada dia que passa, um lugar melhor para se viver. Parabéns a todas as pessoas envolvidas na realização destas atividades que acontecem com o foco no combate à violência contra a mulher. Devemos ser o exemplo de amor e acolhimento às mulheres na rede pública e canal para a promoção de ações efetivas de combate à violência", lembrou.

CESM realizou café da manhã para recepcionar pacientes

As ações de celebração do Dia Internacional da Mulher vão passar por todas as unidades de saúde (UBS, PSF e CRAB) da cidade sob organização do DAB em parceria com o CESM, Diretoria Regional de Saúde (DRS-X) e instituições de ensino parceiras, como a Escola Grau Técnico, com alunos do curso técnico de enfermagem, e a Faculdade Anhembi-Morumbi, com os alunos de psicologia, além de contar com apoio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher).

Autoridades médicas da cidade participaram do café da manhã realizado pelo CESM

Para denunciar atos de violência contra mulher basta ligar 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou para o Disque Saúde 136.