A caminhada histórica busca realizar um resgate da história do bairro e da Estação Experimental de Tupi Cerca de 70 pessoas integraram mais uma edição da Caminhada Histórica no bairro de Tupi. A atividade, que integra o programa Vem Pro Horto e faz parte da programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira), aconteceu no último sábado, 17/06. A Caminhada Histórica foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em conjunto com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq), Associação de Moradores do Distrito de Tupi, Escola Estadual Pedro de Mello e Fundação Florestal (FF).

O ponto de partida da caminhada foi a Igreja São José de Tupi; de lá, os participantes percorreram as ruas do distrito de Tupi, seguindo até o ponto final, o Horto de Tupi.

A caminhada histórica busca realizar um resgate da história do bairro e da Estação Experimental de Tupi e incentivar as pessoas a conhecerem e valorizarem esse importante patrimônio histórico, natural e cultural. A atividade foi conduzida pelo historiador do bairro, Carlos Angolini e pelos estudantes da E.E Pedro de Mello

A atividade foi conduzida pelo historiador do bairro, Carlos Angolini, pelos estudantes da disciplina eletiva Rumo ao 100 da E.E Pedro de Mello, e demais educadores e gestores vinculados ao programa Vem pro Horto. No percurso, os alunos da unidade escolar falaram sobre os pontos históricos presentes no local.

“É importante que a sociedade reconheça a importância do trabalho educativo conjunto e do comitê gestor da área de visitação pública do Horto, formado pelo Estado, Município, sociedade civil e universidade”, reforçou o educador ambiental Bruno Fernandes, da Simap.

Mauricio Destefani Filho, professor de filosofia, enalteceu a iniciativa. “Achei uma atividade bem pedagógica, lúdica, de muitas informações e que teve um dinamismo interessante na visitação aos pontos históricos e valorizou o meio ambiente aqui da região”. O ponto final da caminhada foi o Horto de Tupi

“Foi uma aula de metodologia ativa, fomentando o protagonismo juvenil, a autonomia, a competência e a solidariedade, através da educação ambiental crítica e valorização do entorno onde a escola está inserida”, destacou Thiago Franco, diretor da E.E Pedro de Mello. Todos os eventos do Vem pro Horto contam com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semuttran), Guarda Civil e Tupi Transportes, com ônibus gratuito.

SIMAPIRA – A programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira) segue até o dia 30/06, com diversas ações voltadas à área, como palestras, plantio de mudas, trilhas, cursos e oficinas. O propósito da Simapira é unificar e otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer as ações e reflexões sobre as questões ambientais locais e globais. A programação completa pode ser acessada em: https://simap1.wixsite.com/simap/semana.

A iniciativa é idealizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Agricultura e Abastecimento (Sema) e de Educação (SME), Câmara Municipal, Escola do Legislativo e Mandato Coletivo A Cidade é Sua, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), Instituto de Pesquisas Ambientais, Fundação Florestal, Grupos e Programas do campus Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Nas Nuvens Turismo, Tritura Pira, GeoApis, Simespi, Ambiental Piracicaba e Fumep.