O Horto de Tupi será o ponto final da caminhada Como parte da programação da Simapira 2023, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) realiza amanhã, 17/06, mais uma edição da Caminhada Histórica, que vai percorrer os espaços históricos do bairro Tupi. A ação, que integra o programa Vem Pro Horto, é aberta ao público e terá ônibus gratuito (leia abaixo).
A Caminhada Histórica é realizada pela Prefeitura em conjunto com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq), em parceria com a Associação de Moradores do Distrito de Tupi, Escola Estadual Pedro de Mello e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
A concentração será em frente à Igreja São José de Tupi, às 8h, e a caminhada vai percorrer espaços históricos do bairro em rumo ao Horto de Tupi. A atividade contará com a participação de educadores e historiadores e terá como diferencial, nessa edição, a participação de estudantes da E.E Pedro de Mello que cursam a disciplina eletiva Rumo ao 100, ficando responsáveis também pela realização de intervenções educativas durante o percurso.
Bruno Fernandes, educador ambiental da Simap, reforça a importância da atividade aberta a toda comunidade. “A Caminhada Histórica é um evento de grande participação da população piracicabana, que poderá aproveitar uma manhã agradável para se exercitar fisicamente e saber mais sobre a história de Tupi, que é parte da história de Piracicaba”.
ÔNIBUS – Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi. Para o dia 17/06, o ônibus sairá da plataforma B03 do Terminal Central de Integração (TCI), às 7h10, com possibilidade de interessados embarcarem em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno do Horto será às 12h. O itinerário está disponível no site da Semuttran (linha 221 – Horto de Tupi): http://www.semuttran.piracicaba.sp.gov.br/linha+221+horto+tupi+linha+especial+gratuita+2158.aspx.
SIMAPIRA – A programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira) segue até o dia 30/06, com diversas ações voltadas à área, como palestras, plantio de mudas, trilhas, cursos e oficinas. O propósito da Simapira é unificar e otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer as ações e reflexões sobre as questões ambientais locais e globais. A iniciativa é idealizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Agricultura e Abastecimento (Sema) e de Educação (SME), em conjunto com a Câmara Municipal, Escola do Legislativo e Mandato Coletivo A Cidade é Sua, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), Instituto de Pesquisas Ambientais, Fundação Florestal, Grupos e Programas do campus Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Nas Nuvens Turismo, Tritura Pira, GeoApis, Simespi, Ambiental Piracicaba e Fumep. Durante todo o mês, as atividades abordarão temas diversificados que passam pela educação ambiental, resíduos sólidos, fauna, mudanças climáticas, participação social, recursos hídricos e direito e cidadania. A Simapira celebra também o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.