A Caminhada Dourada, ação integrante da programação da 8ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM), reuniu 250 pessoas na manhã de domingo, 04/08, em atividade realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) de Piracicaba com percurso de 5km. A caminhada teve como objetivo fortalecer a capacidade da rede de apoio para proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade. A realização da SMAM é da Secretaria de Saúde por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, com apoio da Unimed Piracicaba, Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Santa Casa Saúde e demais parceiros, sendo parte da programação de comemoração dos 257 anos de Piracicaba.
A programação da 8ª SMAM segue amanhã, 06/08, com evento programado para acontecer no Simespi (Sindicato Patronal da Indústria), voltado aos profissionais da saúde de Piracicaba, das 8h às 17h. O evento terá palestras com personalidades importantes que debatem o tema Aleitamento Materno Brasil afora, como os representantes do grupo International Board Certified Lactation Consultant (IBCLC – Consultores em Lactação com certificação internacional) Marcus Renato de Carvalho, que é pediatra e editor do portal aleitamento.com, e Ludmila Tavares, que é odontóloga e presidente do Comitê de Aleitamento Materno de Piracicaba; Andrea Spinola, neonatologista e coordenadora da Rede Paulista de Leite Humano; Fernanda Lopes, psicóloga e psicanalista e uma das idealizadoras da 1ª Semana de Apoio a Amamentação Negra no Brasil; Elaine Zanatta, enfermeira e articuladora da Saúde da Mulher da DRS-X; e Roberta Ricardes, enfermeira e responsável da área técnica da Saúde da Criança, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Para o encerramento da Semana, na quarta-feira, 07/08, às 9h, acontece evento exclusivo para profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), no anfiteatro da Pasta. A atividade vai abordar o tema Expandindo Redes: manejo ampliado da amamentação e será comandando pela palestrante Ludmila Tavares, odontóloga, membro do grupo IBCLC, presidente do Comitê de Aleitamento Materno de Piracicaba.
Também são parceiros desta programação as Secretarias de Educação (SME), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Ação Cultural (Semac), Trânsito (Semuttran), de Transportes Internos (Semutri), além do Lions Club e Rotary Club de Piracicaba e Sesc Piracicaba.