Imagem de várias pessoas caminhando na rua
Ação aconteceu no último domingo, 27/08, com percurso de 5km no entorno do Engenho Central

Como parte da programação dos 256 anos de Piracicaba e também em referência ao mês do voluntariado, que é agosto, por conta do Dia Nacional do Voluntariado (28/08), o Engenho Central recebeu no último domingo, 27/08, a Caminhada do Movimento do Bem. Unindo esporte e solidariedade, a ação arrecadou cerca de 1,2 tonelada de alimentos, que foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp).

Após o aquecimento, os participantes percorreram o entorno do Engenho Central, em um percurso de cinco quilômetros. No retorno, houve sorteio de prêmios.

Imagem da equipe do Fussp: Cássia Tonin, Henrique Jorge Sobrinho, Andréa Almeida, Claudinei Gomes e Raquel Santiago
A equipe do Fussp esteve presente no evento: Cássia Tonin, Henrique Jorge Sobrinho, Andréa Almeida, Claudinei Gomes e Raquel Santiago

A equipe do Fussp esteve presente no evento, organizando as arrecadações. A presidente do Fundo Social, Andréa Almeida, participou também da caminhada. “Só temos a agradecer a todos que participaram dessa ação, que se movimentaram pela saúde e pela solidariedade, e também às mulheres organizadoras do evento, em especial às mulheres do Simespi e da Acipi. Todos esses mais de mil quilos de alimentos serão doados a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade na cidade. Então, em nome do Fussp, agradecemos imensamente”, ressaltou.

Andréa ainda reforçou a importância do voluntariado. “O trabalho voluntário é fundamental para que as ações sociais se mantenham e existem muitas instituições no município que precisam de voluntários. Por isso, quem tiver vontade de trabalhar como voluntário, nós disponibilizamos a plataforma PiraSolidária, para facilitar o caminho entre entidade e voluntário”, completou.

No primeiro plano, uma mulher de blusa preta anota informações de outra mulher, de blusa cinza e azul. Ao fundo várias pessoas conversando.
Foi arrecadada cerca de 1,2 tonelada de alimentos na concentração da caminhada

O casal Sueny Cardoso da Silva e Silvio Pereira veio de Campinas, convidado pelos amigos de Piracicaba, Carlos Tonin e Rachel Simões, especialmente para a caminhada. “Quando disseram que era uma caminhada do bem, não pensei duas vezes para me inscrever. Eu e minha família vimos que, de alguma maneira, poderíamos ajudar o próximo, e quando se inclui uma atividade física é muito mais prazeroso. O evento foi maravilhoso, muito importante para reunir pessoas e patrocinadores que se importam em arregaçar as mangas e abraçar as causas para ajudar o próximo”, disse Sueny.

Imagem de quatro pessoas com camiseta branca com a inscrição Movimento do Bem em letras pretas
O casal Sueny Cardoso da Silva e Silvio Pereira (à direita) veio de Campinas, convidados pelos amigos de Piracicaba, Carlos Tonin e Rachel Simões (à esquerda)

A caminhada do Movimento do Bem foi uma iniciativa para celebrar o mês do Voluntariado, que ocorreu juntamente com a arrecadação de doações durante todo o mês. A idealização e a realização do Movimento do Bem foram do Comespi – Simespi (Conselho da Mulher Executiva do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), CME-Acipi (Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba e Prefeitura de Piracicaba por meio das secretarias Selam (Secretaria Municipal de Lazer e Atividades Motoras), Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo), Secretaria de Governo, Fundo Social de Solidariedade e plataforma Pira Solidária.

Para a execução e o desenvolvimento, o Comespi e o Simespi contaram com apoios importantes: Sindicato dos Metalúrgicos, DanPower, Coplacana; Alphenz, Colégio PoliBrasil, Unimed Piracicaba, Frias Neto Consultoria de Imóveis, Uniodonto, ElringKlinger, Ótica Piracicaba, Apparence, Ucaf, Bolo da Madre, Blue Fit Academia, Lourenço Alimentos, Conselho Municipal da Mulher, Noiva da Colina Seguros, KM Alimentos, Comissão da Mulher da OAB Piracicaba e Conselho Municipal da Mulher.

PIRASOLIDÁRIA – O PiraSolidária é uma plataforma autossustentável, na qual grupos e organizações da sociedade civil, ONGs, grupos coletivos e outras entidades podem se cadastrar, inserindo quais são os serviços, doações e iniciativas para as quais estão abertos a receberem ações voluntárias. Além disso, os cidadãos podem se cadastrar como voluntários, buscando trabalhos que possam realizar, além de serem encontrados pelas instituições cadastradas. O site do Pira Solidária é o https://pirasolidaria.com.br/.