O Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, nesta sexta-feira, primeiro de dezembro, será marcado em Piracicaba pela “Caminhada da Solidariedade”. O evento voltado para o fortalecimento das discussões em torno da prevenção dessas doenças encerra a ’15ª Semana Municipal de Prevenção às DST/HIV/AIDS’, que integra o Circuito da Prevenção (atividades de educação continuada promovidas pelo município durante o ano de 2006).

Para a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, a psicóloga Maria Regina Teixeira, o trabalho de prevenção é uma prática constante realizada por meio de atividades culturais e educativas de forma descentralizada nos diversos bairros de Piracicaba. “Por este motivo a semana é mais uma oportunidade de reforçar que só o uso do preservativo não basta para evitar contrair o vírus. É necessário o diálogo sobre sexualidade, compromisso, preservativo, drogas e anticoncepção”, disse.

A caminhada da solidariedade começa à partir das 8h30, os participantes sairão do Largo do Mercado Municipal e caminharão até a Praça José Bonifácio, onde serão realizadas atividades de conscientização e reflexão sobre a doença, com o abraço da solidariedade e atividades envolvendo teatro, dança, música e ação educativa.

A Semana Municipal de Prevenção às DST/HIV/AIDS iniciada na última segunda-feira, envolveu também Encontros dos educadores das Escolas Municipais de Ensino Infantil. Segundo Regina, esses encontros representaram uma oportunidade de avaliação e integração entre os educadores, que desenvolvem durante todo o ano o projeto “Meu corpo, Minha Casa”, nas escolas municipais. “Foi um momento de fortalecimento e ampliação do projeto voltado para instrumentalizar a criança para que ela construa um projeto de vida”, disse.

O projeto “Meu corpo, Minha Casa” teve início em 98 por meio das discussões dos profissionais de saúde e educação em torno da inclusão de crianças soropositivas. Hoje ele é desenvolvido com alunos das escolas municipais de ensino infantil e fundamental baseado em temas como identidade; corpo e sexualidade infantil, auto-estima; preconceito; relação de gênero; diversidade; família; grupo; perdas e amizade. Esses assuntos são trabalhados de acordo com a situação e demanda gerada pelo grupo.

Nesse sentido, em torno de mil educadores da rede Municipal de Ensino participaram do encontro entre segunda (27) e terça-feira (28) e outros 500 educadores do ensino fundamental estarão se reunindo com o mesmo objetivo no próximo dia 11 de dezembro.

Números da Aids em Piracicaba

Número adultos ……… ……………………….. 1.038

Número Crianças(0 a 12 anos) ……………….. 50

Pessoas vivendo com HIV …………………….. 93

Pessoas tomando medicação ………………….. 624

Número total …………………………………… 1.088 (adultos e crianças)

Obs.: Série histórica correspondente ao período de 1980 a outubro/2006–dados: Base Sinaw – Base SIM

Números da Aids no Brasil

Pessoas vivendo com HIV: 620.000

Pessoas vivendo com AIDS: 310.310

Pessoas em Tratamento: 125.000

Soropositivos sendo monitorados: 300.000

Mortes por aids/ano: 8.000

Fonte: Unaids/Ministério da Saúde.

Obs.: A razão entre homem e mulher continuacaindo e hoje está em 1,5 caso em homem para 1 caso em mulher. No início da epidemia a razão era de 16 casos em homem para um caso em mulher.