Na imagem, pessoas carregam cartazes com frases de inclusão
Representantes de entidades seguram cartazes durante o trajeto da caminhada da Inclusão de 2022

Evento integra programação da XI Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência

Na quinta-feira, 21/09, acontece a Caminhada da Inclusão, em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no mesmo dia. O evento integra a XI Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, realizada pelo Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Toda a população está convidada a participar.

A concentração e saída será às 9h, do estacionamento do Mercado Municipal, com trajeto da rua Governador Pedro de Toledo, passando pela São José, até a praça José Bonifácio onde haverá a solenidade, com as falas de autoridades presentes, apresentações culturais, quick massagem e encontro das organizações sociais participantes: Associação de Atendimento a pessoas com deficiência visual de Piracicaba (Avistar), Associação de Surdos Libras Piracicaba e Região (Assupira), Associação de Pais e Amigos dos Alunos da Escola de Educação Especial (Passo a Passo), entre outras.

A Semana Municipal vem trabalhando a temática Barreiras Atitudinais, com ações que visam mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência que ainda enfrenta obstáculos sociais, educacionais e profissionais.

A programação da semana já contou com roda de conversa, com o tema Mercado de Trabalho, Ingresso e Adaptações e segue com capacitação sobre barreiras atitudinais para servidores da Secretaria de Saúde entre os dias 19 e 20/09.

Para encerrar, no dia 25/09, das 14h às 16h, na Escola do Legislativo, acontece a roda de conversa sobre a pessoa com deficiência e atividade motora. A atividade contará com a participação dos facilitadores Eduardo Azzini, educador físico e especialista em Atividade Motora Adaptada, e Elisângela da Silva Oliveira, coordenadora do Comdef e conselheira desde 2015, coordenadora da Central de Fisioterapia Municipal.

Palavras-chave: Inclusão; Caminhada Inclusiva; Comdef; Pessoa com Deficiência.