Cerca de 450 pessoas participaram ontem, domingo, 4/09, da 9ª Caminhada com Humor de Piracicaba, que integra a programação da 49ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Mesmo sob o frio, os caminhantes percorreram aproximadamente 2km na região da Rua do Porto no período da manhã, com muita animação, música e fantasias. Foram arrecadados no evento 240 quilos de alimentos, que serão destinados ao Banco de Alimentos do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba).
Palhaço Bang e o aposentado metalúrgico Herbert Debei participaram da Caminhada fantasiados (Foto Sabrina Franzol)
A Caminhada com Humor foi uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A mostra oficial do Salão fica aberta até 30/10, de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. A mostra também fica aberta nos feriados, como o de quarta, 7 de Setembro, das 10h às 18h.
Trajeto da Caminhada com Humor foi na região da Rua do Porto (Foto Sabrina Franzol)
A Caminhada contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fussp, Andrea Almeida, que agradeceu as doações. “Temos os cadastros de famílias que necessitam de doação na cidade, então, tudo o que é concedido ao Fussp é sempre muito bem-vindo”, afirmou Andréa. Na oportunidade, ela comentou, ainda, sobre o projeto Pira Sem Fome, que visa a arrecadação contínua de cestas básicas por meio de parceria com empresas do município.
Primeira-dama e presidente do Fussp, Andrea Almeida marcou presença no evento (Foto Sabrina Franzol)
Quem compareceu pela primeira vez à Caminhada com Humor foi o operador logístico Irineu Guerreiro Junior, 53. Palhaço profissional há 20 anos, chamado Bang, ele fez questão de ir caracterizado com roupas e maquiagem que rementem à personagem que tradicionalmente provoca o riso no circo. “O humor é importante para tudo na vida e tem forte influência na saúde. A pessoa que tem mais humor para lidar com as situações do dia a dia com certeza é mais saudável”, disse.
Aquecimento antes do início da caminhada (Foto Alexandre Nascimento)
Outro que fez questão de comparecer ao evento fantasiado foi o metalúrgico aposentado Herbert Debei, 70. Esta foi a terceira vez dele na Caminhada e disse que pretende participar em todas as edições possíveis. “Eu poderia ter ficado em casa com esse friozinho, mas passear e ter a convivência com outras pessoas é sempre muito bom”, falou.
Bióloga Cariny Cruz Chiarini foi acompanhada da filha Hanna (Foto Sabrina Franzol)
A bióloga Cariny Cruz Chiarini, 45, também marcou presença na Caminhada. Ela foi acompanhada da filha Hanna Fernanda Cruz Chiarini, 9, e outros familiares. “Eu sempre acompanho o Salão de Humor e desta vez tenho uma amiga que foi selecionada para expor, então ela comentou sobre a caminhada e combinamos de participar juntas”, contou. “Eu estava bem ansiosa para participar da Caminhada. Acordei cedinho e estou achando tudo muito animado”, completou Hanna.
Para o diretor do Salão, Junior Kadeshi, a 9ª Caminhada com Humor de Piracicaba, depois de dois anos sem realização, por conta da pandemia da Covid-19, teve saldo positivo. “As pessoas não se intimidaram diante do frio nas primeiras horas do dia e compareceram com muita alegria, fazendo da nossa manhã muito especial, repleta de alegria e solidariedade”, disse.
Neste ano, o autor da ilustração do cartaz da caminhada é o artista plástico e publicitário Paffaro. Os kits da caminhada, entregues a todos os inscritos, continham uma camiseta, uma viseira e uma garrafa de água. Antes do início do percurso, às 8h30, houve alongamento com a equipe da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). Ao final do trajeto, os participantes ganharam biscoitos, suco e frutas.
Os patrocinadores da 9ª Caminhada com Humor de Piracicaba foram Instituto Arcor, Unimed Piracicaba, Oji Papéis Especiais, Sucos Prats, Remax, Da Vila Hortifrutti & Empório, Chelso Sports & Businness.
SALÃO – Com 315 trabalhos de 176 artistas de 30 países, a mostra principal do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba pode ser visitada no Armazém 14 do Engenho Central, até 30/10, de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Programação completa e mais informações: salaointernacionaldehumor.com.br.