Câmeras tagarelas ampliam segurança na Rua do Porto
A Rua do Porto conta desde o início do mês de fevereiro com duas câmaras tagarelas, ambas instaladas em locais estratégicos para atender moradores, comerciantes e visitantes que utilizam toda a extensão do maior ponto turístico de Piracicaba.
O local que sofreu nos últimos meses com as cheias do Rio Piracicaba foi beneficiado pela instalação dos equipamentos que permitem maior agilidade no caso de enchentes. Os equipamentos funcionam na Rua Moraes Barros x Av. Beira Rio ( Largo dos Pescadores) e na Av. Alidor Pecorari (Farol da Guarda Civil) e amplia consideravelmente o trabalho de monitoramento feito pela Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel).
De acordo com o capitão da Guarda Civil e presidente da Comissão de Defesa Civil, Silas Romualdo, as duas câmeras são de extrema importância para a prevenção e orientação de toda a população. “ Esse instrumento alcança cerca de 200 metros de distância e permite agilidade no alerta das pessoas sobre enchentes”.
Ele também explicou que as câmeras apoiarão o trabalho da Defesa Civil junto aos grupos de alerta formados nos bairros próximos ao rio, mas, cumprem o papel de monitorar, prevenir e orientar a população nas ações de segurança.
Piracicaba foi o primeiro município a adotar o sistema de monitoramento com câmeras tagarelas. Desde junho de 2007, o sistema opera 74 câmeras de segurança, sendo 10 tagarelas. Seu uso permite agilidade no apoio ao combate de ações criminosas e acidentes, alertas aos motoristas e pedestres que não respeitam a sinalização e possibilita o acesso a informação da população, pois, transmite diariamente avisos sobre campanhas de saúde entre outros eventos.
