O secretário de Governo da Prefeitura de Piracicaba, Luiz Nelson Scarpari, voltou satisfeito de reunião com integrantes do Funseg (Fundo Municipal de Segurança), no início do mês, quando foi definido apoio para instalação da base na Central de Monitoramento por câmeras (prédio da Biblioteca Municipal).
Luiz Nelson explica que o Funseg se propôs a contribuir com a parte estrutural, mesas, cadeiras, equipamentos de apoio e adequações necessárias (instalações elétricas). “Estamos levantando os cursos para repassar ao Funseg”, detalha.
Na opinião de Luiz Nelson, o apoio do Funseg representa a união de esforços em prol da segurança. “Realmente estamos dando um passo importante para melhorar a estrutura de segurança da cidade. Ficamos muito felizes e agradecidos pela participação do Funseg no projeto de monitoramento por câmeras”, completa o secretário de Governo.
Nesta semana, começam a ser instalados os 32 postes que sustentarão as câmeras móveis, etapa que antecipa a colocação das câmeras propriamente dita, que deve ocorrer até o dia 15 de fevereiro. Ao todo, serão 31 equipamentos. A central de monitoramento está sendo montada no último andar do prédio da Biblioteca Municipal. No local, haverá gravadores, mesas, monitores, teclados e computadores de última geração.
As câmeras giram num eixo de 360 graus e flagram ações de pessoas e até de veículos em alta velocidade numa distância que atinge dois quilômetros, ampliando a imagem em até 23 vezes. Um dos diferenciais é a transmissão de dados criptografados, que evitam fraudes e acessos ilegais às imagens gravadas.