Com 64 câmeras de monitoramento em operação, sendo 10 tagarelas, Piracicaba foi citada na Revista Condomínio Segurança de Porto Alegre – edição de agosto/2009, como o primeiro município brasileiro e uma das melhores cidades do País em sistema de monitoramento eletrônico utilizado pelo Poder Público na ação contra roubos, furtos e facilitador do trabalho de policiamento. A revista cita ainda, o recurso das 10 câmeras tagarelas, que possuem auto-falantes e o objetivo de orientar pedestres e motoraistas quanto ao uso da faixa corretamente , estacionamento de veículo e também faz uso para divulgação de eventos públicos, além de dicas, como por exemplo evitar a gripe Influenza A H1N1, mais conhecida por gripe suína. A Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel) acompanha as câmeras através de profissionais permanentes durante 24h. Os equipamentos são modernos, com tecnologia digital, rede de comunicação em banda larga e fibra óptica, imunes a descarga elétrica e interferência, com transmissão de dados criptográficos e captação de imagens em alta definição. Conforme explica Sérgio José Gomes, coordenador da Cemel, a função principal que é inibir ações de furtos tem atingido objetivos. “Atitudes suspeitas são acompanhadas por uma viatura, que acionada vai ao local verificar. Conseguimos conter até casos como o do “bilhete sorteado”, aplicados por golpistas que procuram pessoas com pouca instrução para abordá-las. Desde janeiro conseguimos reduzir as ocorrências em 70% e pretendemos ampliar o atendimento com a compra de mais câmeras para a cidade”. O último levantamento da central apontou 656 ações da Cemel no 1º semestre de 2009, e 85 no mês de julho. O capitão Silas Romualdo, comandante da corporação explicou que a cidade será beneficiada com a aquisição de mais 10 câmeras. “Serão mais R$ 460 mil para aquisição de 10 novas câmeras e equipamentos no segundo semestre de 2009. “A administração pretende atingir a marca de 100 câmeras até o final de 2012”.