Camelódromo Central vai ser reformado
O Camelódromo Central de Piracicaba, na Avenida Armando Salles de Oliveira, ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), será totalmente reformado. O serviço foi aprovado pelo prefeito Gabriel Ferrato e está em fase de publicação (anterior à abertura da licitação).
Serão investidos cerca de R$ 700 mil com a troca de toda estrutura metálica da cobertura, colocação de novas telhas, modernização do sistema de ventilação, iluminação e identidade visual. A rede de captação e condução de águas pluviais será refeita, receberá nova pintura interna e remodelação dos boxes.
As três fachadas – Fachada 1, da Praça Enês Silveira Mello, ao lado da sede da Semuttran; Fachada 2, saída para Rua Dom Pedro I, e Fachada 3, saída para Rua Dom Pedro II –, que dão acesso à área de 985 metros quadrados, sendo 135 metros de comprimento, serão beneficiadas. O prazo estimado para a execução, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras (Semob), é de 6 meses, a partir do início do serviço.
A intervenção levou em conta a necessidade de atender a uma antiga reivindicação dos permissionários, apresentadas em reuniões com a equipe da Semtre, e se baseou também em pesquisa realizada pela Esalq sobre o fluxo elevado de pessoas que circulam diariamente pelo local, o que enfatizou a importância de melhorias.
O estudo dessa intervenção e elaboração do projeto foi realizado pela empresa Construir – Projetos e Obras com parceria dos arquitetos Kako Braga e Rodrigo Ueno, do escritório Braga Ueno Arquitetos e com apoio da Secretaria Municipal de Obras.
Segundo o prefeito Gabriel Ferrato, a obra, além de acatar a reivindicação, visa melhorar a estrutura do atendimento. "Não basta apenas qualificar os trabalhadores, é necessário qualificar os espaços e esse é o objetivo da obra. Estamos preparando cada vez mais a cidade para melhor atender", afirmou o prefeito.
O Camelódromo, gerenciado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), foi implantado em 1992, por meio do Decreto nº 5.941, de 18 de dezembro de 1992. Tem atualmente 93 boxes.
O Secretário da SEMTRE, Carlos Alberto Lordello Beltrame, também apontou o compromisso do executivo municipal em bem atender à população piracicabana, “de modo que a reforma deve alcançar os objetivos de conforto e segurança, tanto para a população que circula pelo Camelódromo, estimada em recente pesquisa realizada pelo Instituto CW7 em 160 mil pessoas/mês, como para os próprios permissionários que ali trabalham”.
