Nesta terça e quarta-feira, 05 e 06/09, as secretárias municipais Nancy Thame, da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), e Andrea Ribeiro Gomes, da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), participaram das reuniões das quatro Câmaras Temáticas da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba).

A instalação das câmaras temáticas foi realizada em reunião no último dia 30 de agosto, com representantes dos 24 municípios da RMP, sendo divididas em planejamento integrado; gestão territorial, uso e ocupação do solo; gestão ambiental e saneamento; transporte, mobilidade e logística.

O objetivo das Câmaras Temáticas é de desenvolver estudos, pesquisas, propor resoluções e recomendações para subsidiar trabalhos de desenvolvimento urbano, diminuindo as diferenças socioeconômicas entre os municípios e melhorando a qualidade de vida da população.

A secretária Nancy Thame, da Sema, está à frente da câmara de gestão territorial, uso e ocupação do solo, que reuniu-se nesta quarta-feira, 06/09. “Foi uma reunião muito produtiva onde discutimos pontos importantes como a articulação de planos diretores com o macrozoneamento regional, a dinâmica de expansão urbana e algumas estratégias de desenvolvimento rural sustentável. A partir disso, elencaremos nas próximas reuniões os projetos que já existem nos municípios para assim montarmos um planejamento do que pretendemos entregar de avanços até o fim do ano”, destacou.

De acordo com a secretária Andrea Ribeiro Gomes, que está coordenando a câmara de planejamento integrado, as reuniões estão com uma participação muito acima do esperado. “Nós conseguimos mapear os potenciais e dificuldades dos municípios e que são questões regionais. A importância das Câmaras Temáticas é justamente o fortalecimento dessa região, para os municípios fazerem essa troca e conseguirem projetos e planos em comum”, ressalta.

“A ideia fundamental deste trabalho é fazer com que tenhamos um equilíbrio maior entre o desenvolvimento de cada município, com cada um com seu protagonismo, sua vertente e suas capacidades”, pontuou Eduardo Trani, assessor especial de planejamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

As próximas reuniões das Câmaras Técnicas estão marcadas para 5 e 6 de setembro em Piracicaba; 3 e 4 de outubro em Ipeúna; 7 e 8 de novembro em Limeira; e 5 e 6 de dezembro em Analândia.

Secretárias Nancy Thame e Andrea Gomes participando da reunião das Câmaras Temáticas
Secretárias Nancy Thame e Andrea Gomes participaram das reuniões
Grupo participante da reunião das Câmaras Temáticas reune-se para foto em sala de aula da Fumep
Reuniões das Câmaras Temáticas reuniu representantes dos 24 municípios da RMP