A Câmara Municipal dos Vereadores de Piracicaba aprovou o projeto de lei que institui o Programa Especial de Incentivo ao Parque Tecnológico do Município. O objetivo é atrair a instalação de empresas ligadas à pesquisa científica, engenharia não-rotineira, informação tecnológica e extensão tecnológica em ambiente produtivo. Com a aprovação da Câmara, o projeto segue para a sanção do prefeito Barjas Negri. Entre os incentivos do projeto, a Prefeitura prevê a doação ou concessão de terreno no Parque Tecnológico; 100% de isenção do ITBI (Imposto sobre Transmissão Inter-vivos); 100% de isenção de IPTU até o ano de 2.020; 100% de isenção de ISS dos serviços de construção civil, prestados na implantação ou ampliação e, além disso, 60% de desconto de ISS a contar do início do faturamento da unidade instalada no Parque. O secretário municipal de Finanças, José Admir Leite, lembrou que a proposta faz parte de uma política de diversificação da indústria local. “Quando não há diversidade nas atividades industriais, a economia fica suscetível a impactos de uma crise”, destacou. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Francisco Calil, já existem negociações para instalação de empresas no local. O secretário também realçou que a proposta é incentivar a instalação de empreendimentos tecnológicos que, por sua vez, auxiliam no desenvolvimento da cidade, gerando empregos, entre outras melhorias. Parque Tecnológico O Parque Tecnológico de Piracicaba foi criado pela Lei Municipal Complementar nº 233/2008, para ser um espaço de integração entre ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo. Possui 688,2 mil m² de área e está localizado na rodovia SP-147 – Piracicaba/Limeira “Deputado Laércio Corte” – bairro Santa Rosa. Representa uma grande conquista da comunidade empresarial já que, além de alavancar iniciativas em andamento, promove e apóia a criação e o crescimento de empresas de base tecnológica, além de empreendimentos sociais pela oferta de ensino gratuito com a atuação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifet).