Na próxima segunda-feira, 20/11, no feriado do Dia da Consciência Negra, o Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, abriga às 9h o lançamento do Calendário Afro-Piracicabano 2024. Esta será a sexta edição do material, que ganha, pela primeira vez, interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.
O calendário, que será distribuído gratuitamente no dia do lançamento, é produzido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e o Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba (CDCPN), em parceria com o Conepir (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba).
As personagens que estampam cada mês do calendário 2024 serão conhecidas apenas durante o evento de lançamento. Como em todas as edições anteriores, são pessoas que ostentam um legado no movimento negro, cujas histórias marcaram, ou ainda marcam, outras pessoas e épocas.
A ideia do Calendário Afro-Piracicabano surgiu em 2018 e, desde então, o Centro de Documentação e o Conepir são os órgãos que indicam os 12 nomes para o material.
“O Calendário é uma forma de mostrar a importância que cada um dos nomeados tem na sociedade de Piracicaba, dentro do seu tempo, enfatizando aquilo que realizou e a contribuição para o povo preto”, enfatizou Lucia Silveira, coordenadora do CDCPN.
Interessados em obter gratuitamente uma cópia do calendário 2024 devem enviar e-mail para silveiralucia60@gmail.com ou ligar na sede da Semac: (19) 3403-2600.
SERVIÇO – Calendário Afro-Piracicabano 2024. Lançamento nesta segunda-feira, 20/11, às 9h, no Teatro Municipal Erotides de Campos. Entrada gratuita. Avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende.