A organização do Caipirandando vai levar os participantes até Tanquinho (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

Depois de abrir o ano com quebra de recorde no número de participantes, quando 315 pessoas aceitaram, em fevereiro, o desafio de caminhar cerca de 20 km entre o Bairro Alto e o município de Saltinho, o Caipirandando chega à segunda edição de 2023 no próximo sábado, 18/03. O evento gratuito de caminhada, organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), terá um percurso total de 22 km. A concentração e o aquecimento começam às 5h30, no Engenho Central. A largada será dada pontualmente às 6h. O destino final será a praça central de Tanquinho.

Interessados em participar do evento podem se inscrever e obter mais informações pelos telefones (19) 3422-0233 ou (19) 3403-2648. As orientações para a caminhada são as seguintes: calçar tênis confortáveis e macios, trajar roupas leves, usar protetor solar, levar frutas ou barras de cereais para alimentação e garrafas de água para hidratação. A iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornecerá kits de primeiros socorros, e da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte). No final da caminhada, a Selam fornecerá o transporte aos participantes que desejarem retornar aos pontos de saída.

“Nós ficamos muito felizes com o número de participantes do primeiro Caipirandando do ano e esperamos que o grupo esteja ainda mais motivado para voltar à caminhada no mês de março, reunindo cada vez mais praticantes de atividades físicas. Montamos um percurso bastante agradável e tenho certeza os participantes vão aproveitar muito", destacou Alexandre Nascimento, chefe do setor de eventos da secretaria. O Caipirandando terá o suporte dos professores Marcelo Ortega e Janine Diorio, do Programa de Atividades Motoras (PAM), que serão responsáveis pelo aquecimento e por guiar os participantes.

PERCURSO – A caminhada começará no Engenho Central e seguirá rumo ao Zoológico Municipal de Piracicaba. A rota passará pela bairro Godinho, onde será realizada a primeira e única parada técnica para hidratação, aos 10 km, no Pesqueiro Ventania. O local possui estrutura para alimentação, utilização de banheiros e espaço para descanso. Na sequência, serão mais 11 km em estradas rurais. O trajeto terminará na Praça Central de Tanquinho.