A 5ª edição do Caipirandando de 2023, que aconteceu no último sábado, 24/06, com destino ao bairro Tupi, teve a participação de cerca de 60 pessoas. O trajeto começou às 6h, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, passou pelo Horto de Tupi e terminou na churrascaria Pampeiro's Grill, por volta do meio dia, totalizando aproximadamente 20km de caminhada. O Caipirandando é realizado mensalmente pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).
Participantes durante alongamento antes do início da caminhada
Antes do início da caminhada, às 5h45, houve aquecimento/alongamento, com coordenação dos educadores físicos Marcelo Ortega, Janine Diorio e Lilian Pexe, que são do PAM (Programa de Atividades Motoras) da Selam. Depois, o grupo seguiu até o salão de festas da Igreja São Roque, no bairro Conceição, aos 9,7 km, onde houve a primeira parada do percurso para o público usar sanitários e comer um lanche (levado pelo próprio participante). Em seguida, a caminhada continuou sentido Horto de Tupi (Km 14), finalizando na churrascaria Pampeiro's Grill.
Horto de Tupi integrou trajeto do Caipirandando
“Recebemos feedbacks positivos da turma que participou. Eles gostaram muito do trajeto, porque, embora a gente tenha repetido um destino do ano passado, desta vez usamos mais trilhas no interior do Horto de Tupi, passando por lugares que não utilizamos na rota passada. Os participantes adoraram o contato com a natureza e puderam contemplar belas paisagens”, comentou o chefe do setor de eventos da Selam, Alexandre Nascimento, acrescentando sobre a recepção da comunidade local do bairro Conceição. “A Edna e Mariana da Igreja São Roque nos receberam com muito carinho para a nossa pausa no salão da igreja”, disse.
Ao todo, grupo caminhou cerca de 20km
Equipe da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) deu apoio à atividade, colaborando com a organização e segurança do trânsito no perímetro urbano, e a Secretaria Municipal de Saúde forneceu kits de primeiros socorros. Além disso, o educador ambiental Giovanni Campos, da Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente), auxiliou com as trilhas no interior do horto. Ao final da caminhada, a Selam ofereceu transporte aos participantes para retorno ao ponto de partida.
PRÓXIMO – A próxima edição do Caipirandando já tem data marcada. Será no dia 22 de julho, com destino à colônia tirolesa de Piracicaba, nos bairros Santana e Santa Olímpia. Em breve, o link para inscrição será divulgado pela Prefeitura de Piracicaba.