Os participantes visitaram a Cachoeira Verdinha na reta final do percurso (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)
Com a participação de 84 pessoas, foi realizada no último sábado, 17/12, a última edição do Caipirandando em 2022. O evento, que teve 12 caminhadas e reuniu mais de 1.700 participantes durante o ano, é organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). No encerramento da temporada, o percurso de aproximadamente 20 km começou no campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e teve como destaque a visita à Cachoeira Verdinha. O trajeto foi escolhido em uma votação popular promovida entre os participantes nas redes sociais.
A programação começou cedo, às 5h30, com a concentração e o aquecimento comandado pelos professores do Programa de Atividades Motoras (PAM). Após a saída do estacionamento da Unimep, o percurso seguiu em direção ao bairro Batistada e teve a primeira parada no Alambique Engenho Alambari, completando 13 km. A pausa teve cerca de uma hora para descanso e hidratação – todos os participantes concordaram em esticar a caminhada por mais 3 km (ida e volta) para visitação da Cachoeira Verdinha. Na sequência, a atividade foi retomada até a Usina São José, onde o percurso terminou.
"Realizamos 12 edições ao longo do ano e a experiência foi muito positiva. A participação das pessoas é motivo de satisfação para nós. Em 2023, a ideia é melhorar ainda mais o Caipirandando", falou Alexandre Nascimento, chefe do setor de eventos da secretaria. "Tivemos vários percursos que agradaram os participantes, com diferentes rotas e desafios. Nós também visitamos vários pontos turísticos da cidade e contribuímos para despertar nas pessoas o interesse por conhecer melhor a história de Piracicaba. Já estamos ansiosos para retomar as caminhadas no próximo ano", completou.
Em 2022, a Selam realizou o total de 12 edições do Caipirandando (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)
O Caipirandando é gratuito e a idade mínima para realizar a inscrição é de 18 anos. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornece os kits de primeiros socorros, e dos professores do PAM. No final da cada caminhada, a Selam fornece aos participantes o transporte para que possam retornar ao ponto de partida. Interessados em saber mais sobre o evento podem obter informações pelos telefones (19) 3422-0233 e (19) 3403-2648, ou pelo Instagram @selampiracicaba.