O número de óbitos por de pedestres no trânsito nas vias sob jurisdição da Prefeitura de Piracicaba teve queda de 91,7%, segundo levantamento do Infosiga, sistema que reúne informações de acidentes e mortes no trânsito do Estado de São Paulo. Os dados são de janeiro a dezembro de 2018, quando foi registrada uma morte, comparados com o mesmo período de 2017, com 12 mortes por atropelamento. O secretário de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jorge Akira, atribui a diminuição de mortes às medidas de prevenção, fiscalização e orientação no trânsito implementadas em Piracicaba pela Administração.

Os dados mostram ainda que houve redução no total (incluindo Rodovias) de óbitos de 61 (2017) para 49 (2018), com percentual 19,50% menor; óbitos em automóveis nas vias municipais, de 6 para 3 (50%), e redução de 39 mortes em 2017 para 22 em vias municipais, administradas pela Semuttran (43,59%). Somente houve aumento no número de mortes de motociclistas: em 2017 foram 15 mortes contra 16 em 2018, aumento de 6,67% nas vias municipais.

De acordo com Akira, as constantes ações e obras para a melhoria da qualidade do trânsito na cidade, que possui frota de 313,5 mil veículos, com cerca de 15% de outros municípios, de pessoas que vem para o trabalho em Piracicaba ou simplesmente estão de passagem por Piracicaba. Ele cita como exemplos a implantação de corredores preferenciais de ônibus, via financiamento conseguido junto ao Ministério das Cidades (Mobilidade Médias Cidades), e o convênio com o Detran para melhorias viárias, com recursos de multas.

Akira também lembra que a Prefeitura promove campanhas de conscientização no trânsito, em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Movimento Maio Amarelo, e a campanha A Culpa é Sua, premiada como a melhor do Brasil, com a participação da Acipi, Aguassanta DI, Cerest, Comob, Conespi, Corpo de Bombeiros, Corporação Águia, Sest-Senat, Simesp, SincorSP e Viá Ágil. “Outras ações deverão ser implementadas até o final desse governo, como melhoria na sinalização, geometria das vias, campanhas e fiscalização”, ressalta o secretário.

Outros importantes parceiros da Prefeitura para reduzir mortes e acidentes de trânsito são a Polícia Militar e a Guarda Civil, no tocante à fiscalização. “Com a fiscalização tem havido a diminuição de veículos sem condições de circulação, de pessoas dirigindo sem habilitação e alcoolizadas e de menores dirigindo motocicletas”, disse.