Piracicaba registrou um saldo positivo de 151 novos postos de trabalho formais em maio, segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, com o setor de serviços liderando a criação de vagas. De janeiro a maio deste ano já foram criadas 3.367 vagas de emprego no município.
Entre os grandes setores com saldo positivo, o de serviços registrou 163 novos postos de trabalho, seguido da agropecuária, com saldo de 85, e do comércio, com 53. De janeiro a maio, todos os setores registram saldos positivos, com o de serviços liderando (1.463), seguido da indústria (774), agropecuária (548), construção (441) e comércio (141).
“Notamos que a cidade continua mantendo o saldo positivo, com o setor de serviços mais contratando e a agropecuária também se destacando por conta do período de safra. Reforçamos a necessidade dos candidatos de se manterem qualificados, pois são esses os que têm mais chance de recolocação no mercado”, comenta Euclides Libardi, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur).
Em termos de perfil, a maioria das vagas criadas foram para mulheres, com saldo de 197. Por grau de instrução, o maior número de contratações foi com ensino médio completo, somando um saldo positivo de 238 postos de trabalho. A faixa etária que teve o melhor saldo foi entre 18 a 24 anos, com 249 novos postos de trabalho.
BRASIL E SP – No país, maio também registrou um saldo positivo, com 131.811 novos postos de trabalho. O setor de serviços, também aparece com a liderança de contratações, com saldo de 69.309. O estado de São Paulo registrou saldo positivo de 42.355 vagas de emprego, também com o setor de serviços mais empregando, com saldo de 18.781.