Portal do Município de Piracicaba

Caged: Piracicaba fecha o mês de agosto com saldo positivo de vagas de trabalho

No acumulado do ano, foram registrados 3.443 novos postos de trabalho na cidade, com a construção liderando as contratações

Por CCS / Publicado em 30/09/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
A imagem mostra um trabalhador da construção civil, usando um capacete branco e uma camiseta azul, aplicando argamassa em blocos de concreto para construir uma parede. O trabalhador está concentrado em sua tarefa, com a mão estendida e uma espátula na mão. Seus braços e mãos estão sujos de cimento, e há uma condição visível de vitiligo em sua mão. Ao fundo, vê-se uma construção com paredes em tons de verde-água e azul, e galhos de árvores com folhas secas contra um céu claro. Barras de ferro verticais, que provavelmente servirão como reforço para a estrutura, estão visíveis ao lado da parede em construção. A cena transmite a ideia de trabalho manual e dedicação em uma obra.
O setor de construção lidera as contratações no acumulado do ano em Piracicaba

Piracicaba encerrou o mês de agosto com saldo positivo de 64 vagas formais de trabalho, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, divulgados ontem, 29/09. No período, foram registradas 6.259 admissões e 6.195 desligamentos.

Os setores que mais contribuíram para o resultado positivo foram indústria, com 52 novas vagas criadas; seguido pela construção com saldo de 34 vagas, e agropecuária com 17 vagas. Serviços e comércio encerraram o mês passado com saldo negativo em 27 e 12 vagas, respectivamente.

Dos novos postos de trabalho gerados em agosto, 34 foram ocupados por homens e 30 por mulheres. A maioria dos trabalhadores contratados tem entre 18 e 24 anos e ensino médio completo.

No acumulado de janeiro a agosto, foram registrados 3.443 novos postos de trabalho na cidade, com a construção liderando as contratações com 1.514 novas vagas; seguido do comércio com 697 novos postos de trabalho; agropecuária com 629 vagas, e serviços com 579. Os resultados do acumulado colocam Piracicaba na 19ª posição no Estado de São Paulo e na 68ª posição no Brasil.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda acompanha as projeções de crescimento econômico para os próximos meses, especialmente no comércio, setor que costuma aquecer com a proximidade do fim do ano.

“A previsão para os meses de outubro e novembro é de crescimento no comércio, e, por isso, seguimos trabalhando na qualificação dos trabalhadores, sempre em busca de ampliar a geração de emprego e renda em nossa cidade”, destacou o secretário da pasta, José Luiz Ribeiro.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.