Piracicaba fechou o mês de maio com saldo positivo de 493 vagas de emprego com carteira assinada. A Informação foi divulgada na manhã de hoje, 29/06, pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No acumulado desde o início do ano o município contabiliza 3.535 vagas de saldo e, desde janeiro de 2021 o número sobe para 17.653 vagas criadas com carteira assinada.
A contratação de mulheres superou novamente a dos homens no mês de maio
Quem mais contratou em maio deste ano foi o segmento de Serviços, com saldo de 231 contratações, seguido de Agropecuária, com 136, Comércio com 118 e da Indústria com 5 contratações.
“Importante destacar o excelente momento de recuperação econômica que Piracicaba está atravessando com a criação de 17.653 vagas criadas desde janeiro de 2021. São poucos os municípios brasileiros que podem apresentar números tão positivos”, destacou José Luiz Ribeiro, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Semdettur).
O secretário disse que o bom resultado do segmento de Serviços, com 231 contratações, se deve ao desempenho do subsetor de escritório e apoio administrativo, que teve 149 contratações. Ele também lembrou que das 136 contratações do segmento de Agropecuária, 63 vieram do subsetor de agricultura e pecuária, motivado pelo andamento da colheita da safra de cana-de-açúcar.
SEGMENTOS – Na comparação por sexo, as mulheres foram as mais beneficiadas com 283 vagas de empregos com carteira assinada no período, seguido pelo público masculino com saldo de 210 contratações.
Quando comparados por faixa etária, os trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos aparecem em 1º lugar, com 316 contratações, seguido dos que possuem idade até 17 anos, com 71 contratações, e dos que possuem idade entre 30 a 39 anos com 63 postos de trabalho.
Os trabalhadores com ensino médio completo foram os mais beneficiados, com 286 contratações, seguidos dos que possuem ensino superior completo com 72 contratações, e dos que possuem ensino fundamental completo, com 60 contratações.