Pelo terceiro mês consecutivo, Piracicaba mostra sinais de aquecimento na economia, mediante aumento de contratações com carteira assinada no município. Segundo pesquisa divulgada em 28/04, pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), os setores que mais contrataram em fevereiro foram a Indústria, Serviços, Agricultura e Construção Civil, sendo os responsáveis pelo saldo positivo de abertura de 568 empregos no mercado de trabalho formal. Vale lembrar que em janeiro, o saldo positivo foi de 855 vagas, enquanto que o mês de fevereiro apresentou o número de 1.117.
Quem mais contratou no período englobado pela pesquisa foi o segmento da Indústria, com a criação de 1.172 postos de trabalho com carteira assinada, seguido da área de Serviços, com 918 vagas, Agricultura com 326 vagas e Construção Civil com 142. Quem apresentou novamente números negativos foi o segmento do Comércio, desta vez com a perda de 107 vagas com carteira assinada.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Jr., mais uma vez o segmento da Indústria está puxando as contratações no município para cima, mostrando a vocação natural de Piracicaba como polo Industrial.
Segundo ele, o que mais chamou a atenção foi o fato de o setor de Serviços aparecer na segunda colocação de contratações com carteira assinada, com 918 contratações. "Esse número representa um retorno gradativo das atividades, acompanhando também a retomada gradual da economia no país. Convém lembrar que a pesquisa do Caged é referente ao mês de março, período que vivíamos uma fase menos restritiva da circulação de pessoas, antes do travão emergencial em Piracicaba e da própria fase vermelha do Plano São Paulo", finalizou Guidotti.