Atendimento Central do Cadastro Único
Atendimento Central do Cadastro Único

A Central do Cadastro Único contabilizou 180 atendimentos descentralizados desde o início da ação, em abril, até o mês de julho. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) levou equipes do CadÚnico para as unidades de Centros de Referência de Assistência Social, os Cras. A ação resultou em atualizações e inscrições no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

O atendimento seguirá até o final do ano, com o objetivo de facilitar o acesso das famílias que se encontram em bairros mais distantes da área central.

As próximas ações serão realizadas no dia 22/08, nos Cras Jardim São Paulo (rua Professor Felinto de Brito, 366), Mário Dedini (avenida Luiz Ralph Benatti, 1.400) e Piracicamirim (rua Leontino Boscariol, 50) e no dia 27/08, no Cras Vila Sônia (rua Padre Otto Andreas Josef Wolf, 720).

Entre as unidades programadas para o atendimento, o Cras Novo Horizonte recebeu Adriana Lourenço Silva, moradora no bairro Nova Suíça e beneficiária do Bolsa Família. “Tenho cuidado do meu filho que está acamado devido a um acidente e fica difícil ir até o Centro para atualizar meus dados e continuar recebendo o benefício. Aqui no Cras é mais fácil e consegui alguém para cuidar dele enquanto faço a atualização”, contou.

Assim como Adriana, Roselena Ferreira, moradora do Kobayt Líbano compareceu no mesmo dia para fazer a atualização e conseguir a liberação do benefício. “O atendimento aqui facilita pra gente que mora em bairros próximos”, disse.

A ação tem contribuído com a população, a partir da facilidade de acesso aos serviços e benefícios do CadÚnico, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada para pessoa com deficiência e idosos (BPC), além de orientações sobre programas sociais do Governo Federal.

Para acessar os serviços do Cadastro Único, os interessados devem procurar o Cras mais próximo de sua residência e solicitar o agendamento. Além dessas ações, a Central do CadÚnico segue atendendo normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro.

O Cadastro Único para programas sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, ou seja, aquelas que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo (R$ 706), porém, ele também é utilizado por famílias que possuem renda acima, mas que estejam vinculadas ou em busca de algum programa ou benefício que utiliza do cadastro em suas concessões.