Piracicaba, 05 de fevereiro de 2020 – O Cadastro Único realiza atendimento itinerante no próximo sábado (8), das 9h às 15h, no residencial Vida Nova 2, para avaliação de documentos para direito à Tarifa Residencial Social da Água e também para inclusão e atualização do Cadastro Único.

A equipe do Cadastro Único lembra que fundamental levar os documentos de todos o moradores da casa. Para os maiores de 16 anos, os documentos requisitados são RG, CPF e Carteira Profissional. Para os menores de 15 anos, os documentos requisitados são Certidão de Nascimento ou RG e CPF.

Além da equipe do Cadastro, também realizará atendimento a equipe do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), que validará ou não o direito à Tarifa.

TARIFA RESIDENCIAL SOCIAL – visa atender familiar de baixa renda, o desconto é de 50% para aqueles que consomem até 10m³ ao mês, e de 25% para consumo entre 11m³ e 20m³. Para solicitar o benefício, é necessário que a família tenha renda de até meio salário mínimo por pessoa e que esteja inserida no CadÚnico. Para solicitar o benefício, a ligação deve estar ativa e o titular deve ser o responsável familiar.

CADASTRO ÚNICO – O cadastro único é a porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. É um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Conforme informações inscritas no sítio do Ministério da Cidadania, desde 2003, ele se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios como o Programa Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Programa Minha Casa Minha Vida, a Bolsa Verde, entre outros. Além de benefícios da União, ele também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais.

A execução do Cadastro Único é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal.

Em Piracicaba, a Central de Cadastro Único é executada numa parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e a Afascom (Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria).

O cadastro único deve ser atualizado pelos usuários a cada dois anos ou quando houver alterações em informações apresentadas, tais como nascimento ou morte de alguém da família, mudança de endereço ou mudança de renda, entrada ou transferência de escola, por exemplo.

Podem realizar o cadastro único famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou famílias com renda mensal total de até três salários-mínimos. Uma pessoa da família deve ser responsável por prestar informações de todos os membros da família e deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076