O secretário Municipal de Educação de Piracicaba, Bruno Roza, recebeu na tarde de ontem, quinta-feira, dia 15/12, o secretário da pasta da cidade de Sorocaba, Márcio Bortolli Carrara. Na oportunidade os gestores discutiram práticas e ações implementadas e com colheita de bons resultados em ambas as redes de ensino.

Um dos principais assuntos discutidos entre Carrara e Roza foi a questão da implementação de um programa específico para a destinação de recursos municipais diretamente para a gestão das unidades escolares. Sorocaba utiliza o modelo semelhante ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Governo Federal e Piracicaba trabalha neste mesmo sentido.

Os gestores discutiram práticas e ações implementadas e com colheita de bons resultados em ambas as redes de ensino.

“A nossa prioridade é fortalecer as comunidades escolares com o encaminhamento de recursos dos cofres do município diretamente para ser empregado pelas gestões nas necessidades individuais de cada uma delas. Esse movimento democratiza e dá liberdade às escolas para investirem naquilo que realmente precisam”, destacou Bruno.

Essa é a segunda vez que os secretários se reúnem para trocar experiências. Em maio deste ano, ao lado do vereador Thiago Ribeiro, Bruno cumpriu agenda com Carrara em Sorocaba e, na oportunidade os gestores discutiram pautas sobre a educação ambiental, os projetos desenvolvidos com os alunos com deficiência e ações de inclusão da tecnologia e dos jogos na Rede, como robótica, e plataforma Google for Education.

“Essa troca de ideias é muito importante para direcionarmos a nossa gestão em ações que realmente funcionam e impactam positivamente na qualidade da educação ofertada aos nossos alunos. Esse é um dos meus maiores objetivos enquanto secretário de Educação de Piracicaba”, finaliza Roza.

A Educação de Sorocaba possui 186 unidades escolares, contando com aproximadamente 60 mil alunos, já Piracicaba conta com 124 escolas municipais e 36 mil alunos.