Brincando na Praça terá atividaes para o público infantojuvenil. Foto de Gustavo Luizon

No domingo, 15/10, o largo dos Pescadores recebe, a partir das 10h o projeto Brincando na Praça, com uma série de atividades culturais e educativas gratuitas, entre espetáculos de teatro, dança e circo. O projeto é viabilizado pelo Proac (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) e tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

A programação inicia às 10h com a intervenção Circo de Gigantes, da Cia 2 e Meio, que apresenta técnicas de malabarismo e palhaçaria e explora o universo circense por meio da brincadeira.

Às 11h, o público poderá apreciar o espetáculo Toadas de Piracicaba, do grupo Baque Caipira, que busca fortalecer a cultura afro-ameríndia e as expressões caipiras e populares do interior paulista a partir de toadas e cantigas de maracatu.

Ao meio-dia, a Cia 2 e Meio ocupa o picadeiro com a Oficina de Acrobacias, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender acrobacias circenses: serão ensinados os primeiros passos de rolamentos, pirâmides e figuras em dupla e trio. A atividade é indicada para crianças a partir de 5 anos de idade e tem um limite de 20 participantes.

A Rádio Sucata entra às 13h com a Oficina de Construção de Instrumentos com Recicláveis, que permite aos participantes criar instrumentos musicais com materiais recicláveis, promovendo a reutilização e oferecendo exercícios práticos de musicalização.

Às 14h, o grupo DançArt apresenta ao público As Lavadeiras, uma homenagem à cultura e às mulheres por meio de cantigas e sambas, destacando a relevância dessas figuras na sociedade. Depois, o Coletivo Coisa Preta conduz, às 15h30, Menina dos Olhos…Preta!, uma abordagem à infância por meio de uma profunda reflexão sobre africanidade e ancestralidade.

O dia encerra com uma grande Caça ao Tesouro, às 16h30, com a Caravana Lúdica de Jogos do Mundo, que levará para o largo dos Pescadores 15 jogos de seu acervo. A atividade é composta por dezenas de jogos tradicionais e modernos de diversas épocas e países, todos eles construídos artesanalmente a partir de material reciclado. Os jogos são indicados para todas as idades acima de 7 anos e possuem tempo médio de 10 minutos por partida, tendo capacidade para atender até 100 participantes por hora.

SERVIÇO – Brincando na Praça. Domingo, 15/10, a partir das 10h, no largo dos Pescadores. Evento gratuito.

Confira a programação completa do Brincando na Praça:

10h30 – Circo de Gigantes, da Cia 2 e Meio

11h – Baque Caipira: Toadas de Piracicaba