Brigada de incêndio da nova UPA Vila Cristina é treinada
A Prefeitura, por meio do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), realizou treinamento de funcionários que farão parte da brigada de incêndio do prédio da nova UPA Vila Cristina. O treinamento foi ministrado durante dois dias – ontem, 28, e hoje, 29/04 – pelos técnicos em segurança do trabalho do Sesmt, Fabiano da Rocha e Marcelo Antonio Passari e pela enfermeira do trabalho Cecília Beig. O prédio da nova UPA recebe os ajustes finais para funcionamento (leia abaixo).

Brigada de incêndio foi treinada pela Sesmt para atuar na nova UPA Vila Cristina
Segundo Rocha, a criação da brigada é uma exigência do Corpo de Bombeiros para compor a documentação necessária para liberação do funcionamento da unidade de saúde, que possui todos os equipamentos de segurança exigidos.
A brigada da nova UPA será composta por 21 pessoas, que atuarão nos três turnos de funcionamento da unidade, com sete brigadistas por turno. Rocha conta que foram treinadas mais pessoas – cerca de 45 – para ter brigadistas reservas. Os integrantes da brigada, composta por funcionários da UPA de praticamente todas as áreas, receberam 4 horas de aulas teóricas e práticas.

Sinalização da fachada que identifica a nova UPA Vila Cristina
Eles tiveram aulas de primeiros socorros, de combate a incêndios e de como utilizar equipamentos como hidrantes e extintores. “O Sesmt tem atuado em várias secretarias, como na Educação, montando brigadas em escolas, e também na Saúde, com brigadas nas unidades de Saúde, além do prédio do Centro Cívico”, explica Rocha.
OBRA ACELERADA – As obras da nova UPA Vila Cristina caminham para o final. No fim de semana, foi feita a desinsetização e desratização do prédio para eliminar e evitar o aparecimento de insetos e aracnídeos, como baratas e escorpiões, e de ratos, vetores de doenças contagiosas, com proteção de um ano.

A sinalização interna, com placas de orientação e indicação de serviços
Está em andamento a sinalização interna e externa da unidade de saúde, com placas de orientação e indicação de serviços e rotas para trânsito e entradas e saídas. As placas com a indicação de unidade de saúde 24h e de entrada e saída de ambulâncias foram colocadas ainda na sexta-feira, 24/04.
A nova UPA fica na rua Dona Anésia, atrás do Supermercado Dia, no Jaraguá. Com projeto moderno, conta com 10 consultórios e 52 leitos. Além da infraestrutura básica para separar adultos de crianças, terá brinquedoteca e fraldário. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atender a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e zona rural.
De acordo com o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, a unidade trará ainda mais qualidade à rede de pronto atendimento. “Será uma unidade horizontal, humanizada, com acolhimentos separados para crianças e adultos, o que era uma reivindicação da sociedade, além de acessibilidade e sanitários adequados aos deficientes e ostomizados. Estão sendo adquiridos equipamentos de alta tecnologia para que a nova UPA seja uma referência em urgência e emergência em Piracicaba”, disse.
RAIO-X DA OBRA – NOVA UPA VILA CRISTINA E REGIÃO
Área de terreno: 4.153,87 m²
Área de construção: 2.367,82 m²
Número de leitos: 52*
Consultórios: 10, sendo 4 infantis
* 12 leitos infantis; 15 femininos; 16 masculinos, 6 de emergência e 3 de isolamento
