Em uma ação conjunta envolvendo a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), e dos sete Rotary Clubes de Piracicaba, ocorreu no sábado (17), o lançamento oficial do Bosque do Rotary, situado dentro do Parque Natural da Cidade, em Santa Teresinha (Rodovia SP-304, km 169, trevo de Santa Teresinha).
Após a cerimônia, houve o plantio de 700 mudas de espécies nativas da região. A primeira delas foi a muda de uma árvore símbolo de Piracicaba: o Tamboril. Outras espécies também foram plantadas: jenipapo, jequitibá branco, ipês, guarantã, cereja do Rio Grande, palmito juçara, mutamba, guaçatorga, canafistula, canela amarela. O prefeito Barjas Negri, o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, e o deputado esradual Roberto Morais participaram do plantio.
O prefeito agradeceu a mais uma parceria com o Rotary e aproveitou para convidar as demais entidades sociais e de serviço para que “façam parceiras com a Prefeitura, principalmente na área do meio ambiente para que a gente possa continuar dando sustentabilidade a cidade de Piracicaba.”
Mentem também agradeceu a participação do Rotary. “O Rotary que tem feito parcerias diversas, atuando na melhoria do meio ambiente, em busca de uma cidade, um mundo melhor”, afirmou. Ele lembrou ainda que o Parque Natural é a maior área verde que há em Piracicaba. “São 40 hectares, equivalente a 40 campos de futebol, que merece ser utilizado pela população piracicabana. Um espaço público só atinge a sua finalidade se as pessoas usufruírem”, disse.
Representando o Rotary, Pedro Schmidt comentou que “um dos pilares do Rotary é a sustentabilidade. São 28 cidades, 52 clubes. Todos têm ações voltadas para preservação do meio ambiente, entre elas o plantio de árvores que é o que estamos fazendo aqui.”
A iniciativa tem como foco a preservação ambiental e a parceria deverá se estender, inicialmente, por dois anos. Em janeiro, Menten participou da solenidade de assinatura do termo que formalizou a parceria entre o município, Rotary Club e a Sempre Verde, empresa que ficará responsável pelo plantio e manutenção das mudas até 2020.
Na ocasião, a presidência do Rotary Club explicou que o objetivo do Bosque Rotary é montar um espaço verde que será aberto à visitação, onde serão incentivadas as boas práticas ambientais e de sustentabilidade.