Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Bolsistas da Frente de Trabalho participam de aula inaugural de qualificação profissional

Iniciativa integra Plano de Ação Socioprodutiva que ofertará cursos de qualificação para o mercado de trabalho

Por CCS / Publicado em 05/07/2024
Tempo de leitura: 3 minutos.
Pessoas sentadas em carteiras na sala de aula, durante aula inaugural
Bolsistas participam de aula inaugural do Plano de Ação Socioprodutiva

Mais de 60 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego Frente de Trabalho participaram hoje, dia 05/07, da aula inaugural de qualificação realizada em parceria com a Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). A iniciativa integra o Plano de Ação Socioprodutiva, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), que contará com a oferta de nove cursos de qualificação para os bolsistas, a partir do mês de agosto.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads explicou sobre a reformulação do programa, que visa capacitar os bolsistas para o mercado de trabalho. “A Frente de Trabalho tem um período determinado de auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade social e o nosso objetivo é que essas pessoas tenham qualificação profissional necessária para alcançar grandes oportunidades de trabalho”, disse.

Durante a aula inaugural, Pedro Chamochumbi falou sobre a educação como ferramenta de empoderamento e transformação social. “A meta é transformar essa vivência no Programa Frente de Trabalho, em uma experiência valiosa para que saiam fortalecidos e capacitados com olhar para oportunidade e um currículo empilhado de competências”.

Os bolsistas terão a chance de participar de nove cursos de qualificação profissional, sendo de Desenvolvimento de Soft Skills, Informática Básica e Avançada, Preparação para acesso e permanência no mundo do trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Atendimento ao Público, Gestão do Tempo e Produtividade, Finanças Pessoais, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Cidadania e Consciência Social. “Preparamos os módulos de capacitação pertinentes às demandas de mercado. É uma oportunidade ímpar de qualificação”, ressaltou Felipe Roger Victor, gerente administrativo da Pós-graduação da Fumep.

Regilaine Gomes da Silva, de 47 anos, foi uma das participantes da aula inaugural. “Estou há sete meses na Frente de Trabalho e vejo essa iniciativa como uma excelente oportunidade, porque teremos a chance de aprender e nos capacitar para trabalhar em outros lugares”, disse.

“Muitas vagas de trabalho não são preenchidas por falta de qualificação, por isso, vale a pena se qualificar. As chances de contratação são maiores”, comentou Euclides Libardi, secretário da Semdettur.

O Programa de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva tem a função de fornecer treinamento e educação a pessoas desempregadas, jovens em busca do primeiro emprego e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, atendendo às demandas atuais e futuras do mercado de trabalho.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.