1- Durante esta sexta-feira a vazão de águas no rio Piracicaba baixou um pouco. Por volta das 17 horas estava em 1.102m3/s.
2- A Semuttran durante todo dia hoje, contou com o apoio das secretarias de Obras, de Educação e do Semae no empréstimo de 13 veículos e motos, que somaram-se à frota de apoio da Secretaria, totalizando 28 unidades em serviço.
3- O secretário Paulo Prates está com mais de 30 agentes orientando o trânsito nas áreas mais críticas da cidade.
4- A Guarda Municipal também colocou à disposição da Semuttran seis motos e 40 guardas.
5- Desde o final do ano passado, a Defesa Civil vem trabalhando no sentido de alertar a população para o aumento da vazão das águas dos rios Piracicaba e Corumbataí. Na Vila Rios, por exemplo, houve na última segunda-feira muita resistência das famílias em deixar as suas chácaras. Somente 2 aceitaram ser transferidas para casas de parentes/amigos. O mesmo ocorreu com a rua do Porto, onde a Defesa Civil avisou a moradores e comerciantes da situação, mas todos preferiram aguardar, porque as águas do rio Piracicaba ainda estavam baixas.
6- Vale lembrar que a Defesa Civil tem um Plano de Prevenção às Enchentes, desenvolvido em 2009, pelo prefeito Barjas Negri.
7- Em Piracicaba, apenas uma família (5 pessoas) está desabrigada. 20 famílias, conforme Plano de Enchentes, foram encaminhadas para casas de amigos e familiares.
8- Ainda não há dados sobre prejuízos.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Num balanço nesta tarde, a Defesa Civil estima que 110 pessoas estão envolvidas no atendimento às famílias em áreas alagadas. As equipes contam com 10 caminhões, 15 viaturas leves e 2 tratores. Não foi possível calcular o número de voluntários empenhados no auxílio da comunidade.
Defesa Civil: trabalha com 22 pessoas, 4 caminhões. Atende pelo telefone: 199.
Guarda Civil: colocou à disposição de Defesa Civil 15 viaturas e mais de 40 guardas. Atende pelos telefones 199 ou 153 (unificados na Central)
Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema): trabalha com 22 pessoas, atendendo principalmente chamadas para remoção de galhos e árvores. As equipes têm ainda 5 caminhões e 2 tratores. Atende pelo 3402.3122
De acordo com a Defesa Civil, esta é a pior cheia depois da ocorrida em 1983. Há, inclusive, lugares em que o nível da água não permite a entrada dos caminhões que estão a serviço desta equipe. Nestes casos, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
VOLUME DE CHUVAS – extraoficial
Dia 02/01/2011 – 23 mm
Dia 03/01/2011 – 109,8 mm
Dia 04/01/2011 – 5,8 mm
Dia 05/01/2011 – 1 mm
Dia 06/01/2011 – 69,2 mm
CONHEÇA O PLANO DE PREVENÇÃO ÀS ENCHENTES
A Comissão Municipal de Defesa Civil desenvolveu um levantamento dos moradores que vivem em áreas propensas a alagamentos.
Principal objetivo: dimensionar a área a ser atendida e a infraestrutura mínima e máxima que esse atendimento pode exigir. Essa infraestrutura vai desde caminhões e homens para remoção, até os locais que possam abrigar as famílias e seus pertences.
1 – O trabalho apontou o número de residências dessas áreas e registrou a forma mais rápida de contato com os responsáveis, caso em algum momento, haja necessidade da remoção dos moradores e seus pertences.
2 – O levantamento ocorreu nos seguintes locais: Rua 31 de Outubro e Estrada do Bongue, Bairro Ondinhas; Rua Antonio Coelho Pinto, Bairro São Francisco; Avenida Alidor Pecorari, Rua Morais Barros–Largo dos Pescadores, Avenida Beira Rio, Travessa Silvino Duarte Novais, Calçadão da Rua do Porto, no Centro; Rua Francisco Togni, Benedito Sidnei Novolette, Valdomiro Correa, Vila Rios, e Ruas Luis Correia e José Zílio, Bairro Santa Terezinha.
3 – Estes locais onde existe possibilidade de alagamento em caso de chuvas intermitentes, reúnem um total de 267 imóveis.
4 – De acordo com o comandante da Guarda Civil de Piracicaba, capitão Silas Romualdo, a Defesa Civil permanece sempre em estado de alerta para socorrer e alojar as pessoas que necessitem de um local seguro.
5 – A orientação dos agentes para os moradores dessas áreas são de que todos fiquem atentos as chuvas e, em caso de risco entrem em contato urgente com a Defesa Civil, que já está em estado de alerta.
6 – Existe uma equipe de prontidão para retirar de maneira rápida e segura as famílias que possam ser ameaçadas pelas águas. Ela conta com caminhões e homens (um motorista e três ajudantes para cada caminhão), tratores e viaturas da Guarda Civil, sempre que necessário.
Defesa Civil – Guarda Municipal – coordenação
Participam
Secretaria Municipal de Trânsito
Secretaria Municipal de Obras
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Secretaria Municipal de Governo
Chefia de Gabinete
Serviço Municipal de Água e Esgoto
Emdhap
Corpo de Bombeiros
Centro de Comunicação Social
Educativa FM