Boato sobre retirada de famílias para o Vida Nova é falso
Um boato a respeito dos apartamentos do empreendimento Vida Nova I, II, III e IV, tem tomado grande repercussão pelas redes sociais. A diretoria da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicba) reforça que a informação sobre a retirada de famílias de núcleos vulneráveis para o empreendimento é totalmente falsa.
O empreendimento Vida Nova vai beneficiar somente as famílias que se inscreveram no edital específico, realizado em 2015. No final do ano passado, os inscritos do empreendimento Vida Nova foram convocados a comparecerem na empresa habitacional, trazendo seus documentos para que fossem analisados novamente pela Caixa Econômica Federal, a partir do Programa Minha Casa Minha Vida.
Somente a Caixa Econômica é responsável pela elaboração da listagem de habilitados e não-habilitados para o empreendimento Vida Nova. A Emdhap tem a responsabilidade de cuidar da demanda dos inscritos.
A autarquia realizou a inscrição dos candidatos, fez a atualização de demanda dos mesmos e agora aguarda a listagem de habilitados da Caixa, para capacitá-los em palestras de vivência em condomínio, que terão o objetivo de preparar os futuros moradores ao cotidiano do empreendimento.
As ações da Emdhap em favelas não são relacionadas com remoção de famílias para novas moradias. Infelizmente a empresa não tem um banco de casas; a única forma é a inscrição para novos empreendimentos. O último realizado foi em 2015 e atualmente não há previsão para novas inscrições.
O serviço social da empresa habitacional realiza levantamento de famílias que moram em comunidades vulneráveis ou irregulares, esse levantamento serve para analisar se a área pode ser regularizada, realizando a ação de regularização fundiária ou urbanizada, nesse caso os dados dos moradores seriam repassados para a Prefeitura, a fim da ligação de água e energia elétrica para essas famílias, além de obras de asfaltamento e arruamento, sempre dependendo da viabilidade da área e orçamentária do município.
No dia 19 de abril, a empresa habitacional fez o seguinte esclarecimento a respeito do Vida Nova:
“A Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) vem esclarecer ao público em geral, de maneira especial os candidatos a beneficiários do empreendimento habitacional de interesse social Vida Nova I,II,III e IV, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida Faixa 1/Caixa/Casa Paulista / Município/ Emdhap que: – Em nenhuma hipótese se pretende prejudicar quaisquer candidatos a beneficiários do empreendimento Vida Nova I, II III e IV.
– Todos os candidatos a beneficiários do empreendimento de interesse social Vida Nova I,II,III e IV, devidamente hierarquizados conforme total de critérios obtidos, tiveram os respectivos dossiês encaminhados para análise da Caixa Econômica Federal.
– Tão logo a Emdhap receba a listagem da Caixa Econômica Federal, providenciará a publicação dos habilitados para a 1ª fase de entrega das unidades habitacionais correspondente a 600 unidades.
– A 1ª fase de entrega das unidades está condicionada à condição de habitabilidade das 600 unidades.
– Somente após devidamente constatado o esgotamento dos candidatos habilitados pela Caixa para o preenchimento da totalidade das unidades habitacionais para o Vida Nova I, II III e IV, qual seja, 1.200 apartamentos e, na hipótese de insuficiência dos mesmos é que serão convocados os selecionados e hierarquizados constantes da listagem complementar do empreendimento habitacional Ipês Branco, Amarelo e Roxo.
– Se o número de habilitados para o Vida Nova I, II III e IV for suficiente para o preenchimento dos 1.200 apartamentos, nenhum suplente dos Ipês Branco, Amarelo e Roxo será convocado pela Emdhap”.

Empreendimento Vida Nova vai beneficiar somente famílias que se inscreveram no edital específico
