Piracicaba voltou a viver a alegria do Carnaval após dois anos sem a festa devido à pandemia do coronavírus. Do dia 4 ao dia 21/02, ontem, oito blocos participaram do Carnaval 2023 – Roberto Crivellari, que teve apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural), além da matinê realizada no domingo, 19/2, no Parque do Engenho Central. Segundo os organizadores, mais de 18.500 pessoas participaram da folia oficial da cidade. A matinê, realizada em espaço fechado no Engenho, reuniu 4.500 foliões.

Juca Ferreira, do trio elétrico, comandou o Cordão do Mestre Ambrósio | Foto de Isabela Borghese

A efervescência carnavalesca tomou conta de diversos pontos da cidade em eventos democráticos, gratuitos e que ocorreram de forma tranquila e ordenada, marcando uma nova fase do carnaval piracicabano, que cada vez mais ganha as vias e praças públicas.

A iniciativa de levar blocos para as ruas e preparar uma festa especial às crianças no Engenho foi saudada pelo secretário de Governo e titular da Semac, Carlos Beltrame. “Foram cortejos divertidos e alegres, realizados com muita organização e cooperação entre Prefeitura de Piracicaba e os blocos, que atenderam o acordado em reuniões preliminares. Também agradeço o empenho do suporte dado todos os dias pela Guarda Civil Municipal, pela Polícia Militar e pela Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes). Foram impecáveis”, comemorou.

O secretário da Semac, Carlos Beltrame, entrega placa a filha e esposa de Roberto Crivelari | Foto: Isabela Borghese

No domingo, 19/02, durante a matinê, Beltrame também ressaltou o esforço da Secretaria da Ação Cultural na produção do Carnaval 2023 – Roberto Crivellari. “A equipe da Semac vestiu a camisa e se dedicou 100% para que uns dois maiores eventos da nossa cultura popular se realizasse na cidade, principalmente a nossa matinê, que atingiu seu objetivo, com grande participação das crianças”.

Na Matinê, pais e filhos se divertiram no Espaço Kids | Foto: Isabela Borghese

Márcio Sartório, do Bloco do Bagaço, que fez uma roda de samba na praça da Boyes na sexta-feira, 17/02, disse que a participação do grupo no Carnaval 2023 – Roberto Crivellari foi “sensacional”. “A presença e participação do público foi maravilhosa, sem confusão e só alegria. O apoio da Semac e do policiamento foi fundamental. Piracicaba tem o potencial de ser um polo turístico do carnaval”, disse Sartório, que estimou 1.500 pessoas no Bloco do Bagaço, que foi estático.

O Mete Marcha, que desfilou na avenida Maurice Allain na tarde do sábado, 18/02, com 600 foliões, por meio do idealizador Paulo Ferraz, o Teda, classificou como “essencial” o empenho do secretário Carlos Beltrame para a realização do Carnaval neste ano. “Nosso cortejo foi familiar e estamos satisfeitos com a experiência, deu tudo muito certo e é hora de começar a pensar no próximo ano”, disse.

O Cordão do Mestre Ambrósio fez um cortejo empolgante da praça da Boyes ao largo dos Pescadores no sábado, 18/02. Cerca de 2.000 pessoas seguiram o cortejo. O sambista Juca Ferreira, que com garra puxou o coro de cima do trio elétrico, fala em resultado positivo da participação do grupo, que completa 15 anos em 2023. “Estamos já planejando algumas coisas para 2024 e vamos trabalhar o ano inteiro. Estamos felizes pelo cortejo, foi bonito”.

Outro grupo de multidões, no domingo, 19/02, o Bloco Pira Pirou lotou a praça José Bonifácio na concentração e levou os foliões com muitas marchinhas até o largo dos Pescadores. Uma das organizadoras, Rosângela Pereira, estima a participação de 2.000 pessoas no trajeto e também agradeceu a Prefeitura de Piracicaba pelo apoio e deseja a mesma iniciativa para 2024. “Nosso bloco foi incrível, agregou muita gente e visivelmente o povo estava muito feliz! Conseguimos proporcionar horas de alegria e festa para toda diversidade de gente, ocupando as ruas e espaços públicos”, disse.

Na segunda-feira, 20/02, o Bloco do Amor fez valer o tema Diversidade, agregando diversas tribos e todos juntos num cortejo animado e colorido, da praça da Boyes ao largo dos Pescadores. Mil pessoas acompanharam o cortejo. Frederico Bertaia, um dos organizadores, ressaltou o sucesso da participação do grupo no carnaval da cidade. “Foi um carnaval da alegria, da paz, da mistura e do acolhimento. O coletivo, os blocos e a Prefeitura estão de parabéns”, elogiou Bertaia.

O último bloco que foi às ruas, o Bloco da Ema, encerrou os cortejos do Carnaval 2023 – Roberto Crivellari com uma multidão de foliões, desde o ponto de partida, na rua Moraes de Barros, 166, até o largo dos Pescadores, com bonecos gigantes, uma nova Ema, articulada, banda de maracatu e até mesmo a Mona, a capivara piracicabana, além de aproximadamente 5.000 foliões. “A presença do secretário Beltrame foi importante – em todos os blocos. Foi uma festa linda e temos o desafio de continuar a construir na cidade um sentimento de valorização da cultura de carnaval. Carnaval tem que ser educação e os blocos de rua estão tendo uma abertura cada vez maior”, destaca o idealizador, Tony Azevedo.

PRÉ-CARNAVAL – O pré-Carnaval ficou por conta do Bloco da Salomé, com cortejo dia 4/02 em alameda da avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Nova Piracicaba, com participação de 600 pessoas, e também com o grupo de maracatu Baque Caipira, que desfilou pelo Centro da cidade no dia 11/02 e despertou olhares e danças de 1.500 pessoas. Bloco da Salomé desfilou mesmo debaixo de chuva | Foto de Erick Tedesco

Baque Caipira desfilou no pre-Carnaval com 130 integrantes | Foto de Isabela Borghese

ROBERTO CRIVELLARI – Além do apoio aos blocos carnavalescos, a Prefeitura de Piracicaba, em parceria do Coletivo de Cordões, Blocos e Manifestações da Cultura Popular, prestou homenagem a Roberto Crivellari, um dos maiores entusiastas do Carnaval popular da cidade, falecido em 2022. A perseverança de Roberto para manter o Carnaval de Piracicaba foi lembrada por diversos blocos.

Já na matinê no Engenho, entre os shows da banda Maracangalha e Thelma Sturion, a homenagem a Roberto foi emocionante, com a mulher Silva e sua filha Tatiane chamadas no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos para receber uma placa em sua homenagem confeccionada pela Prefeitura.

Crianças se divertiram na matinê no Engenho Central | Foto de Isabela Borghese

COLETIVO DOS BLOCOS – O resultado final do Carnaval 2023 – Roberto Crivellari também é comemorado pelo Coletivo de Cordões, Blocos e Manifestações da Cultura Popular. “Foi um sucesso, temos muito a comemorar. Tanto em quantidade de público, mas principalmente pela qualidade das atividades. Há anos nos organizamos de forma independente e pleiteamos uma melhor estrutura e apoio do poder público para oferecer uma programação de qualidade para a sociedade. A parceria com a Secretaria de Ação Cultural e a Prefeitura foi muito importante e garantiu também a segurança nos espaços públicos”, disse um dos representantes da entidade, Pablo Carajol.

Bloco do Bagaço fez roda de samba na praça da Boyes | Foto de Isabela Borghese Mete Marcha levou samba e marchinhas à avenida Maurice Allain | Foto de Isabela Borghese Bloco Pira Pirou fez cortejo do Centro ao Largo dos Pescadores | Foto de Isabela Borghese Bloco do Amor fez cortejo de diversidade até o Largo | Foto de Gabriel Albertini Bloca da Ema desfilou com bonecos da cultura pernambucana | Foto de Gabriel Albertini