A Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” sedia até o próximo dia 24 de junho a exposição “Curva de Rio, um convite ao toque”. A mostra reúne 21 esculturas criadas nos últimos dez anos pelo restaurador e artista plástico piracicabano Nestor Filho.

O artista utiliza o rio Piracicaba como o principal “fornecedor” da matéria-prima de seu trabalho. São pedaços de madeira, pedaços de troncos ou mesmo galhos inteiros, todos encontrados às margens ou mesmo no meio do rio, na região da Nova Piracicaba, onde o artista reside. Retirados da água, secos e preparados, os materiais dão forma a bustos, dragões, um Dom Quixote, peças geométricas.

Além do apelo ambiental, ao reaproveitar materiais “descartados” naturalmente pela natureza no curso do rio, a concepção das peças foi pensada de modo a ampliar a relação do visitante com as obras. Mais do que peças para observação estética, elas podem ser tocadas e giradas em diferentes posições, convidando os visitantes a uma experiência interativa – como a realizada na abetura da exposição, no último dia 25 de maio, com a visita de integrantes da ONG Avistar, especializada no atendimento a deficientes visuais.

A exposição fica até o próximo dia 24 de junho, sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h ás 12h. A entrada é gratuita.

Serviço:

Exposição “Curva de Rio: Um Convite ao Toque”, de Nestor Filho

Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” – Hall

Visitas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.

Entrada gratuita.