Portal do Município de Piracicaba

Biblioteca Ricardo Ferraz de Arruda Pinto recebe oficina literária e palestra sobre artes cênicas nesta semana

Atividades são gratuitas e acontecem nos dias 6 e 8 de novembro

Por CCS / Publicado em 04/11/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba Ricardo Ferraz de Arruda Pinto será palco de dois eventos culturais nesta semana, promovendo atividades ligadas à literatura e às artes cênicas, com entrada gratuita e abertas ao público.

A imagem mostra uma sala de conferências com um grupo de pessoas sentadas em cadeiras, voltadas para um palco onde estão algumas pessoas em pé e sentadas. Há bandeiras no fundo, uma delas parece ser a bandeira do estado de São Paulo. A iluminação vem do teto, com lâmpadas fluorescentes. A sala parece ser um ambiente acadêmico ou de eventos.
Bastidores e detalhes da produção da Paixão de Cristo são apresentados nos encontros

Na quinta-feira (6/11), das 19h30 às 21h30, acontece a oficina literária Cenas e Prosas sobre o Inesperado, conduzida pelo ator e escritor Marcelo Silva. A atividade é uma realização conjunta da Academia Piracicabana de Letras, Centro Literário de Piracicaba e Grupo Oficina Literária de Piracicaba.

A partir da leitura dramática de um texto de Anton Tchekhov, Marcelo Silva propõe uma vivência criativa em que os participantes vão desenvolver textos sobre acontecimentos inesperados e aparentemente banais — aqueles que, de forma surpreendente, transformam o rumo das vidas das personagens. Para Silva, “tais eventos podem ser o estopim de uma infinidade de narrativas cômicas, trágicas, fantásticas ou surpreendentes, a critério de cada escritor”.

Já no sábado (8/11), das 10h às 13h, a Associação Guarantã promove a palestra formativa Artes Cênicas, parte do ciclo de atividades voltadas à formação em profissões das artes e da cultura.

A imagem mostra uma mulher sentada em frente a uma tela de projeção, onde um vídeo está sendo exibido. A mulher está de costas para a câmera, usando um roupão estampado com flores em tons de laranja e bege. Ela tem óculos e seu cabelo está preso em um rabo de cavalo. Na tela de projeção, um homem com barba e cabelo compridos, vestindo uma túnica branca, está no centro, com os braços abertos. Ao redor dele, outras pessoas em trajes escuros parecem estar dançando ou realizando alguma performance, com um grande objeto circular em movimento no centro. A projeção é nítida, mas a imagem da mulher em primeiro plano está um pouco desfocada. Ao lado da mulher, há uma caixa de som preta.
Palestra formativa promovida pelo Grupo Guarantã é voltada a quem quer conhecer o universo das artes cênicas e também para quem já atua na área

Produtora cultural independente e uma das fundadoras do Guarantã, Heloisa Andersen conta que desde o início do ano, a Associação Guarantã vem retomando seu trabalho de formação em artes cênicas, oferecendo oficinas e palestras que abordam diferentes aspectos do fazer teatral.

O ciclo atual, composto por cinco encontros, tem como objetivo apresentar os bastidores da produção da tradicional Paixão de Cristo de Piracicaba — um espetáculo que há décadas serve como porta de entrada para atores, diretores e técnicos da cidade e região.

Na edição deste sábado, o tema será Direção de Produção, abordando o processo de planejamento e execução de uma montagem teatral, especialmente de grande porte. A proposta é discutir como se estrutura uma produção complexa, como a da Paixão de Cristo, e as diferenças entre montagens ao ar livre e produções realizadas em espaços cênicos fechados.

De acordo com a organização, a palestra é voltada tanto a quem deseja conhecer mais sobre o universo das artes cênicas e suas profissões quanto a quem já atua na área e busca trocar experiências e perspectivas.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.