Portal do Município de Piracicaba

Biblioteca Municipal tem semana com lançamentos de livros, cinema e recital de piano

Exibição do filme Propriedade, seguida por bate-papo, é um destaques da programação gratuita

Por CCS / Publicado em 20/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto preparou uma programação especial para esta semana, com atividades que valorizam a leitura, o cinema e a música. Entre os dias 20 e 25 de outubro, o público poderá conferir lançamentos de livros do projeto Pequenos Escritores, exibições de filmes e um recital de piano.

De terça (21) a quinta-feira (23), sempre das 19h às 21h, a Biblioteca recebe o lançamento do livro Pequenos Escritores, produzido pelos alunos do Colégio Épico. O projeto incentiva o protagonismo infantil e o prazer pela escrita, revelando novos talentos da literatura mirim.

Na sexta-feira (24), o destaque da programação é o Nhô Cine, cineclube sediado em Piracicaba que realiza, às 19h30, no Anfiteatro Alceu Maynard Araújo, uma sessão especial com entrada gratuita. Nesta edição, o Nhô Cine apresenta o premiado longa-metragem Propriedade, dirigido por Daniel Bandeira.

A imagem mostra uma cena tensa dentro de um veículo. Em primeiro plano, há uma mulher com expressão de medo ou choque, com os olhos arregalados e a boca ligeiramente aberta. Ela tem cortes e sangue no rosto, especialmente ao redor da boca e na bochecha, indicando que passou por alguma violência ou acidente. Ela veste uma camiseta cinza simples. Ao lado dela, parcialmente visível, está uma pessoa vestindo um tecido amarelo com detalhes dourados, possivelmente um traje tradicional ou cerimonial. Do lado de fora do veículo, através da janela, duas pessoas aparecem. Uma delas está estendendo a mão em direção ao veículo, vestindo um boné escuro, e a outra está ao fundo, perto de cordas grossas que parecem estar amarradas ou penduradas, criando uma barreira visual. A iluminação da cena é dramática, com sombras fortes, aumentando a sensação de perigo e tensão. O ambiente externo parece ser uma área aberta, talvez rural, e o conjunto da imagem sugere uma situação de ameaça iminente, como uma perseguição ou tentativa de captura. A perspectiva mostra o interior do carro, transmitindo a sensação de confinamento e vulnerabilidade da mulher.
Cena do filme Propiedade, com Malu Galli

À beira do confronto entre dois mundos, o filme traz uma narrativa intensa: uma estilista reclusa (Malu Galli) se isola dentro de seu carro blindado enquanto, do lado de fora, trabalhadores da fazenda de sua família se rebelam. Separados por uma camada de vidro, esses universos colidem em um embate carregado de símbolos sobre classe, medo e resistência.

Propriedade teve estreia oficial em outubro de 2022, na Mostra Première Brasil do Festival do Rio, e ganhou projeção internacional ao ser exibido na Berlinale 2023, na seção Panorama. No Brasil, integrou importantes festivais, como a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes e a 17ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. No Rio Fantastik Festival 2023, conquistou os prêmios de Melhor Longa-Metragem e Melhor Direção de Longa-Metragem.

Após a exibição, haverá um bate-papo com André Panzarin, engenheiro agrônomo com interesse em sociologia e comunicação rural, voltado à análise e realização de produções audiovisuais socioambientais. Seu primeiro curta-metragem, Entrevivências, integrou a Mostra Ecofalante de Cinema 2025.

RECITAL DE PIANO – Já no sábado (25), às 10h30, o público poderá apreciar um recital de piano, seguido, às 15h, pela sessão da Cineteca, que exibe três curtas-metragens brasileiros. Ernesto no País do Futebol relata a história de um garoto argentino que precisa lidar com o desafio de morar no Brasil em ano de Copa do Mundo e convida o público a refletir sobre convivência e empatia. Naiá e a Lua é inspirado na lenda amazônica e narra a história de Naiá, uma jovem indígena que se apaixona pela Lua (Jaci) e, ao tentar alcançar seu reflexo nas águas, é transformada em vitória-régia — flor que floresce à noite para admirar sua amada Lua. Uma narrativa poética sobre amor, mito e natureza. Já  apresenta Bruno, um menino que vê sua rotina mudar quando sua avó japonesa — a Bá, de Batchan — vem morar com sua família. Um delicado retrato sobre afeto, gerações e convivência familiar.

Todas as atividades são gratuitas e acontecem na Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, localizada na rua Saldanha Marinho, 333, Centro.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.