A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto sedia neste sábado, 27/08, às 10h, palestra sobre o livro-reportagem Quase um Cinquentão: Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com o autor da obra, o jornalista Rafael Bitencourt. A entrada é gratuita. Desenvolvido em formato virtual (e-book) e lançado recentemente por meio da Lei Emergencial Aldir Blanc, o livro pode ser baixado no site do Salão (salaointernacionaldehumor.com.br).

Rafael Bitencourt é autor do livro Quase um Cinquentão (Foto: Claudia Assencio)

A obra contém reportagens realizadas por Bitencourt ao longo de mais de 10 anos de cobertura do Salão de Humor e recentes informações coletadas sobre o evento por meio de entrevistas e pesquisas bibliográficas. Entre os temas abordados está o processo de viabilização do Salão, a movimentação em Piracicaba na década de 1970, a luta contra a ditadura militar e regimes autoritários, a participação da mulher, a transição para as margens do rio Piracicaba e expectativas para os próximos anos.

“O intuito do material é auxiliar a sociedade a compreender a importância desse evento tão fundamental para a arte e a democracia, ao transitar por sua origem, algumas importantes ações, a atualidade e perspectivas para o futuro”, afirma Bitencourt, que já atuou na comunicação do evento em diferentes edições e acompanhou de perto a organização.

Capa do livro virtual Quase Um Cinquentão, de Rafael Bitencourt

Ele comentou, ainda, sobre as vantagens de o material ser disponibilizado em formato virtual. “Existe praticidade. É possível ler em qualquer lugar, pelo notebook ou celular, por exemplo. A portabilidade é outra vantagem. Como os e-books, em geral, ocupam pouco espaço de memória, é possível incluir muitos livros em um cartão de memória, pen drive, ou mesmo no celular”, afirma.

AUTOR – Rafael Bitencourt é jornalista graduado pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), com especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha). É diretor da Tempo D Comunicação e Cultura. Tem passagens por diversos veículos de imprensa e, em 20 anos de carreira, construiu trajetória profissional nas áreas de jornalismo e assessoria de imprensa cultural, além de atuar como produtor cultural e pesquisador.

SALÃO – Também neste sábado, mas às 19h, acontece no Teatro Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central, a cerimônia de premiação e abertura do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A entrada é gratuita. Haverá transmissão ao vivo do evento pelo Facebook da Prefeitura e YouTube do Salão, com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A programação completa está disponível em: salaointernacionaldehumor.com.br.

SERVIÇO – Palestra sobre o livro-reportagem Quase um Cinquentão: Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com o autor, Rafael Bitencourt. Sábado, 27/8, às 10h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (R. Saldanha Marinho, 333 – Centro). Informações: (19) 3433-3674.