A exposição Mulher, de Carmelina Toledo Piza, acontece a partir de sábado, 5 de novembro, a partir das 8h, no hall de exposições Dalton Belmudes de Toledo, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. A mostra é composta por ilustrações de deusas, mandalas e mulheres, criadas pela artista durante a pandemia da Covid-19. As obras ficam expostas até 30 de novembro e durante esse período, as quartas e sábados, a artista estará presente na biblioteca desenhando e conversando com o público. A realização é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). A entrada é gratuita.

Carmelina, além de ilustradora, é escritora e contadora de história

Contadora de histórias e arteterapeuta, Carmelina disse que ficou em casa o máximo de tempo possível, devido à pandemia e, então, resolveu colocar nas artes o sentimento do período. "Precisei ficar sozinha dentro de casa e com isso meu coração ficou triste. Até que um dia eu vi um workshop de lápis de cor. Foram três dias intensos. Foi a melhor coisa que aconteceu naquele momento e eu comecei então a ilustrar. A capa e contracapa do meu livro foram os primeiros trabalhos que realizei e, em seguida, de meus amigos, que me chamaram para colaborar com ilustrações em seus livros", contou a artista.

ARTISTA – Carmelina Toledo Piza é escritora, contadora de histórias e ilustradora de textos. Professora formada pelo Instituto Educacional Piracicabano. Cursou a Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Fez Psicopedagogia e mestrado em Educação Comunitária no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) em Americana. Pós-graduou-se em Arteterapia na Universidade Paulista (Unip). Em 1999, abriu o Espaço para Arte de Contar Histórias, em Piracicaba, onde ensina a arte de narrar aos profissionais da educação, da saúde e de outras áreas. Em 2001, formou o grupo Na Cia. da Tia Carmelina. Lançou os livros Entrou por uma Porta, Saiu por Outra, Quem Quiser que Conte Outra (2003), Caju, uma História de Amor e 7 Encontros, Histórias e Desenhos (2004), Histórias que Amigos Contam (2005), Amor Sempre… Sempre amor (2006) e Passa Balaio Trançado de Sonhos e Conta uma História 2ª Edição (2013) e ilustrou Constelação das Deusas e Mandalas, Nem tão Grande, nem tão Pequena, ambos de 2022, entre outros. Apresenta na Web Rádio Pira Mix o programa Balaio trançado de Histórias. É membro da Academia Piracicabana de Letras. Prestou trabalho voluntário na Santa Casa de Piracicaba durante 25 anos.

SERVIÇO – Exposição Mulher, de Carmelina de Toledo Piza. De 5 a 30 de novembro, no hall Dalton Belmudes de Toledo, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333, Centro). Visitação gratuita: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Informações: (19) 3433-3674.