Um vagabundo pretende ajudar uma moça contra um grupo de bandidos que a tinha roubado
Um vagabundo pretende ajudar uma moça contra um grupo de bandidos que a tinha roubado

O anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, equipamento mantido pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), exibe nesta segunda-feira, 15/04, às 13h30, o clássico filme do cinema mudo O Vagabundo, de 1916, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin. A entrada é gratuita.

A exibição acontece por meio do projeto Cineteca, uma parceria entre a Biblioteca e o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), mantidos pela Semac, com apoio do MIS-SP e do projeto Pontos MIS.

Um vagabundo pretende ajudar uma moça contra um grupo de bandidos que a tinha roubado. Para recuperar o dinheiro, ele acaba trabalhando na fazenda do pai da moça. Ele se apaixona por ela, mas quando o noivo dela chega, ele resolve seguir o seu caminho sozinho.

Em sua autobiografia, Chaplin explica a criação espontânea do personagem: “Não tinha ideia de que maquiagem usar. Não gostei do meu visual como repórter em Carlitos Repórter (Making a Living, 1914, primeiro filme com Chaplin). Porém, no caminho para o figurino pensei em usar calças largas, sapatos grandes, uma bengala e um chapéu formal”.

SERVIÇO – Filmes O Vagabundo. Segunda-feira, 15/04, às 13h30, no anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Entrada gratuita. Na rua Saldanha Marinho, 333. Informações (19) 3433-3674.