Engole o Choro será exibido na sexta-feira, 21
Engole o Choro será exibido na sexta-feira, 21

A Mostra Livre de Cinema, uma mostra internacional de filmes de curta e longa-metragem que acontece de forma itinerante em mais de 20 cidades do estado de São Paulo, chega à sétima edição com exibições em Piracicaba, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. O espaço, mantido pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), exibe a Competitiva Internacional, na primeira semana de exibição, de 17 a 21/06, sempre a partir das 19h e com entrada gratuita.

A cada dia, serão exibidos um curta e um longa-metragem dentro da parte competitiva internacional da mostra. A mesa de jurados é composta por Gilberto Algarra, Daniela Carneiro, Leandro Almeida e Maurici Scarpari, que decidirão os vencedores de 2024.

O projeto, produzido pela Frame7 Cinema e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Semac, do Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba) e da Biblioteca Municipal.

A mostra evidencia a crescente produção independente do cinema nacional e internacional, feito na maioria das vezes sem patrocínios ou uso de verbas públicas. O evento também contará com diversas atividades que promovem o desenvolvimento de mercado audiovisual, economia criativa, fomento de público e difusão do cinema brasileiro através do CF3 Creative Film Finance Forum – Fórum de Negócios Audiovisuais, Mercado e Internet, evento voltado ao mercado audiovisual, de cinema, televisão, internet e novas mídias.

Em 2024, o CF3 acontecerá de forma gratuita como encerramento da Mostra Livre de Cinema, nos dias 12, 13 e 14 de julho no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho, e contará com palestras, expositores, pitchings, além outras diversas atividades que auxiliam no fomento do mercado audiovisual, cultural e educacional.

SERVIÇO – Competitiva Internacional da Mostra Livre de Cinema. De segunda, 17/06, a sexta-feira, 21/06, às 19h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinho, 333. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.

Confira a programação completa da Mostra Competitiva

Segunda-feira (17/06), às 19h

Filme: The Song of Flying Leaves

Direção: Armine Anda – Armênia

Uma viagem aos sonhos através do encontro entre Suna, uma menina de 12 anos que usa folhas como cobertor, e um velho que possui um conhecimento secreto. Uma reflexão sobre a amizade entre pai e filha, professor e aluno, adulto e criança, e o caminho que pode transformar o impossível em possível. As letras inventadas no filme são inspiradas em antigos símbolos armênios.

Filme: Sikat Subar: a Hidden Colorful Feather

Direção: Diogo Pessoa de Andrade – Portugal

Um retrato social através do papel e simbolismo do galo na cultura timorense, confrontando a tradição com a ética e as necessidades humanas básicas. Uma viagem a uma prática milenar e controversa em Timor-Leste e ao seu impacto na sociedade, desde a luta pela independência e resolução de conflitos até às práticas cerimoniais, economia, emprego, saúde pública e dinâmica de género. Uma visão profunda sobre as complexidades de uma sociedade pós-conflito em um dos países mais jovens do mundo.

Terça-feira (18/06), às 19h

Filme: Deixa

Direção: Mariana Jaspe – Brasil

Zezé Motta é Carmen, uma mulher que vivência sua última noite de liberdade antes do marido sair da prisão.

Filme: The House That Stood

Direção: Antonella Spirito – Itália

San Pietro Avellana, sul da Itália, 1943. Camillo, um adolescente, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando, um dia, alguns soldados alemães em retirada começam a usar a pousada de sua família como base de operação. Em meio a uma guerra que parece não ter fim, Camillo tem muito mais em mente; e o mais importante primeiro, convidar Bianca, sua paixão de longa data, para um primeiro encontro. O mundo parece um pouco menos feio, mesmo que por um momento, até que algo muda suas vidas para sempre.

Quarta-feira (19/06), às 19h

Filme: Mesokosmos

Direção: Welket Bungué – Brasil

Um corpo humano se move pela natureza. Cinética corporal misturada com contemplação criativa sustentada pela síncope narrativa de uma ecologia de relações, existencialismo e pensamento filosófico convertido em linguagem cinematográfica. Como encontrar na imagem os códigos que agregam essencialmente a relação entre o humano-animal-ontológico e a natureza-essência.

Filme: Crônicas de Uma Jovem Família Preta

Direção: Davidson D. Candanda – Brasil

Hellena e Lucas formam um casal negro e o pequeno Dom é fruto dessa união. Hellena é dançarina e trancista; Lucas trabalha como bartender e Dom está prestes a completar dois anos. Mesmo com pouco dinheiro, Hellena e Lucas decidem fazer uma grande festa para comemorar o aniversário do filho.

Quinta-feira (20/06), às 19h

Filme: Cida Tem Duas Sílabas

Direção: Giovanna Castellari Peixoto – Brasil

A costureira Cida, de 60 anos, precisa assinar um documento no local de trabalho, mas não consegue ler o que diz. Com a ajuda da professora da neta, ela se interessa pela alfabetização e, ao mesmo tempo, passa a questionar coisas que acontecem no seu trabalho.

Filme: The Front of Invisibles

Direção: Sara Reginella – Itália

Documentário que mostra o conflito ucraniano sob a perspectiva da frente russa. Filmado entre agosto e setembro de 2022, o documentário apresenta o ponto de vista da população que vive nos territórios atualmente sob controle russo. Este ponto de vista foi pouco demonstrado no Ocidente. Dos bairros bombardeados de Donetsk às praias de Mariupol, das celebrações em Lisichansk à vida quotidiana nos edifícios destruídos de Severodonetsk, dos abrigos da fábrica Azovmash ao antigo centro de detenção de Stanitsa Luganskaja.

Sexta-feira (21/06), às 19h

Filme: Engole o Choro

Direção: Fabio Rodrigo – Brasil

Num bairro pobre da periferia de São Paulo, Anderson, um adolescente negro, rouba a moto do pai. Ele quer se tornar homem acabando com anos de exclusão e rejeição, mas terá que enfrentar aquilo com que nunca foi ensinado a lidar: seus sentimentos. Numa sociedade racista, como podem os homens negros superar esta realidade?

Filme: Eulália

Direção: Igor Moreira – Brasil

Eulália é uma mulher simples que vive um casamento tóxico. Com poucos amigos e sem perspectivas de futuro, ela procura um emprego para conquistar sua independência. Após descobrir que o marido é traficante, ela toma coragem para sair de casa, mas descobre que a vida da mãe corre perigo e precisa encontrar uma solução rápida para salvá-la.