Em tempos de natal, a Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, órgão administrado pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC), recebeu na tarde desta quinta-feira, 18/12, uma visita especial. Maria Eduarda Caldeira dos Santos, 5, veio de Rio Claro junto com o pai, Marcelo Fernando dos Santos, para realizar seu maior sonho: conhecer uma grande biblioteca.

A visita faz parte de um projeto do Shopping Rio Claro, que tem como objetivo agraciar pedidos de natal não-materiais de seis crianças que têm entre 4 e 5 anos de idade. Esses meninos e meninas escreveram cartas direcionadas ao Papai Noel na escola pública em que estudam e foram escolhidos pela equipe do shopping.

Maria Eduarda e seu pai foram recebidos na biblioteca pela diretora Rosana Oriani, a contadora de histórias Graziela Angelocci e a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese. No local ela visitou o acervo, que conta com 80 mil títulos e dedicou boa parte do tempo aos livros voltados às crianças, que ficam na Biblioteca Infantil Thales Castanho de Andrade, anexa à Biblioteca Pública Municipal.

O pai conta que Maria Eduarda, que cursa o Fundamental II, ainda não é alfabetizada, mas ele e sua esposa costumam contar estórias para a menina desde cedo, o que fez com que ela se interessa pela literatura. “Somos evangélicos e quando vamos a livrarias com materiais da nossa religião, ela fica encantada. Ficamos muito felizes e a incentivamos”, conta.

Maria Eduarda tem seus títulos preferidos. A menina é fã de João e o Pé de Feijão e Cinderela. Mas tem uma personagem preferida. “Gosto muito da Branca de Neve”, afirma. Sobre o desejo, ela explica. “Gosto muito de livros”.

CONTAÇÃO – Após a recepção, Maria Eduarda e outras duas crianças que estavam na biblioteca foram levadas ao auditório, onde Graziela Angelocci contou a história “Velhinho entalado na chaminé”, de Pedro Bandeira. Ela interagiu muito com a contadora. “Gostei muito da história, é muito legal”, disse a menina.

Ao final do encontro, ela recebeu diferentes presentes das mão de Rosana Oriani, como uma coleção de títulos de Monteiro Lobato, livros do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, camiseta, cadernos, lápis e algumas guloseimas, entre outros itens. “Ficamos muito felizes com sua presença e de seu pai aqui hoje. A possibilidade de realizar sonhos como o seu é o que nos faz ter orgulho de nossa profissão. Agora que vocês conhecem o caminho, voltem sempre que quiserem”, disse a diretora para Maria Eduarda.

PRESENTE DE NATAL – A secretária municipal da Ação Cultural conta que a biblioteca recebe cerca de 80 crianças por dia. “Realizamos uma série de ações voltadas às crianças, como a contação de histórias, por meio de parceria com a secretaria municipal de educação e contamos sempre com boa participação. Além disso contamos com um acervo muito rico, adequado para receber pessoas de todas as idades vindas de todas as cidades”.

Rosângela Camolese ficou muito feliz com o fato de poder realizar o sonho da pequena Maria Eduarda. “Geralmente as crianças nessa faixa etária querem presentes materiais. O sonho da Maria Eduarda mostra o quanto ela gosta da literatura, um hábito que traz muitos benefícios. Esperamos que ela continue com esse gosto com o passar dos anos e sirva de exemplo para outras crianças. Poder realizar seu sonho foi um verdadeiro presente de natal para nós”, completa.