Portal do Município de Piracicaba

Biblioteca Municipal promove lançamento de livro e sessões do projeto Cineteca, em parceria com o Misp

A Borda do Arcoverde, do escritor pernambucano Júlio Domingues Alves, será lançado às 14h do dia 13/12

Por CCS / Publicado em 11/12/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto realiza, nos dias 13 e 15 de dezembro, uma programação cultural que reúne literatura, cinema e a parceria com o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp). As atividades são gratuitas e abertas ao público.

No sábado (13), às 14h, a Biblioteca recebe o escritor pernambucano Julio Domingues Alves para o lançamento de seu primeiro livro, A Borda de Arcoverde. Publicada de forma independente, a obra de 96 páginas reúne 10 contos entrelaçados, inspirados no mito da terra plana e ambientados em cenários do sertão nordestino, especialmente a cidade de Arcoverde — pano de fundo do conto que dá nome ao livro.

A imagem mostra um homem em pé, com as mãos nos bolsos, vestindo uma camisa de manga curta com estampa de folhas verdes sobre um fundo bege. Ele usa óculos de aro escuro, tem barba e usa um colar de contas pretas. No pulso direito, ele usa um relógio com pulseira de madeira e mostrador redondo. O homem está posicionado em frente a uma parede de concreto e uma cerca de metal, com árvores e folhagens ao fundo. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia, possivelmente ao ar livre. Há um tronco de árvore grande à direita do homem, parcialmente visível na imagem.
Morador de Piracicaba, o escritor Julio Domingues Alves vai lançar seu primeiro livro na Biblioteca Municipal
A imagem é a capa de um livro com fundo preto. No topo, em letras brancas e com uma fonte serifada, está escrito o nome do autor: Julio Domingues Alves. Abaixo, em letras brancas maiores e também com fonte serifada, está o título do livro: A BORDA DE ARCOVERDE. Na parte inferior da imagem, há um contorno sutil em forma de elipse, também em branco.
A Borda do Arcoverde, livro publicado de forma independente reúne 10 contos entrelaçados

Misturando realismo mágico, ficção e crítica social, os contos exploram universos improváveis onde o absurdo se torna regra: uma Terra literalmente plana, diálogos telepáticos com animais, a cidade submersa de Recife e personagens que atravessam diferentes narrativas, permitindo que o conjunto seja lido quase como um romance.

Durante o evento, haverá ainda uma celebração da integração entre literatura e artes visuais, com a apresentação das 10 ilustrações originais criadas por artistas convidados — cada uma inspirada em um dos contos. Haverá venda de livros no local.

A programação de sábado segue à noite, às 19h, com a exibição do filme Um Lobo entre os Cisnes, realizada pelo projeto Cineteca e Pontos MIS. O drama biográfico, dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki (classificação 16 anos), narra a trajetória do bailarino Thiago Soares, que sai do subúrbio carioca para conquistar o posto de primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.

A imagem mostra um artista de circo em um palco, de costas para a câmera. Ele está usando um traje cintilante e azul-petróleo, com braços abertos e um pé ligeiramente levantado, como se estivesse no meio de uma performance. O palco é iluminado por uma série de holofotes brilhantes que criam um efeito de estrela ao redor das luzes. O fundo é escuro, contrastando com a iluminação vibrante do palco e o traje do artista. Há também alguns pontos de luz difusos no fundo, que podem ser outros refletores ou efeitos especiais. A pose do artista sugere movimento e expressão artística, capturando um momento dinâmico de sua apresentação.
Filme Um Lobo entre os Cisnes narra a trajetória do bailarino Thiago Soares

Na segunda-feira, 15/12, às 14h, a Cineteca volta a ocupar a Biblioteca com a exibição do filme brasileiro Bodas de Papel, de André Sturm, estrelado por Helena Ranaldi, Darío Grandinetti e Walmor Chagas. Com classificação indicativa de 12 anos, o drama trata de reencontros, afetos e transformações pessoais através da história de Nina, que retorna à cidade onde passou a infância após a desistência da construção de uma represa.

O projeto Cineteca, realizado em parceria com o Misp, busca ampliar o acesso ao cinema brasileiro, oferecendo ao público obras de diferentes estilos e períodos no ambiente acolhedor da Biblioteca Municipal.

SERVIÇO – Programação – Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto

13/12, sábado:

14h – Lançamento do livro A Borda de Arcoverde, de Julio Domingues Alves
19h – Exibição do filme Um Lobo entre os Cisnes (Cineteca e Pontos MIS)

15/12, segunda-feira

14h – exibição do filme Bodas de Papel

Local: Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, localizada na rua Saldanha Marinho, 333


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.