A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto comemora, no dia 12/03, o Dia do Bibliotecário. A data existe em homenagem ao nascimento do escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado no Brasil.

Exposição Legado das Letras, com banners ilustrando a história de Piracicaba em quadrinhos com citações da obra de Leandro Guerrini

A programação tem início às 10h, com contação de história com Monika Magno, pedagoga e estudante de psicologia, seguida da apresentação da biblioteca com Élide Fernanda, pedagoga e funcionária da biblioteca.

Haverá, também, roda de conversa com troca de experiências com Melysse Martim, bibliotecária e diretora da Biblioteca Municipal, que será homenageada, e convidadas, além de música ao vivo com Jairo Campos, cantor, músico e multi-instrumentista. A Biblioteca também vai abrigar a exposição Legado das Letras, com banners ilustrando a história de Piracicaba em quadrinhos, com citações da obra de Leandro Guerrini, publicada pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) em 2009.

Diretora e bibliotecária Melysse Martim, funcionária desde abril de 2011

PROFISSÃO – Com o juramento de "preservar o cunho liberal e humanista da profissão de bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana", o bibliotecário é o profissional graduado em biblioteconomia e tem como principal função mediar e disseminar informação, conhecimento e cultura para todos, propiciando o direito ao acesso à informação sem distinção, em várias dimensões, suportes e meios.

Pode atuar tanto em bibliotecas, sejam públicas, escolares, universitárias, especializadas, ou em outros ambientes informacionais, como também pode atuar prestando consultorias, assessorias, gerenciamento de qualquer tipo de informação de âmbito público, privado, empresarial, com um campo de trabalho ilimitado. Não tem uma única vertente, é tanto mediador, disseminador, pesquisador, consultor, planejador, gestor, educador, facilitador, sendo um profissional múltiplo que atua com todos os outros profissionais.

Contação de história com Monika Magno, pedagoga e estudante de psicologia

Com uma sempre crescente demanda característica da era digital e da explosão informacional, assim como em muitas outras profissões, o bibliotecário tem sempre que evoluir e adaptar suas habilidades e competências para atender às solicitações, acompanhando o ritmo acelerado da evolução da sociedade como um todo. Um exemplo disso é o acesso aos conteúdos digitais e a necessidade de lidar com o livro físico e o livro digital concomitantemente. Em suma, é o profissional que lida com a informação ontem, hoje e amanhã.

SERVIÇO – Comemoração do Dia do Bibliotecário. Sábado, 12/03, a partir das 10h. Na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, localizada na rua Saldanha Marinho, 333, Centro. Contato pelo telefone e WhatsApp: 3433-3674. Uso obrigatório de máscara.

Música ao vivo com Jairo Campos, cantor, músico e multi-instrumentista