Chega de Saudade é ambientada durante uma noite de baile, num clube de dança em São Paulo

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, um equipamento mantido pela Prefeitura por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), terá três sessões de cinema gratuitas neste fim de semana. Na sexta-feira, 24/05, às 19h, o projeto Nhô Cine exibe o curta-metragem Isadora Faz a Festa e o longa Chega de Saudade. No sábado, 25/05, pelo projeto Cineteca, tem a animação Bizarros Peixes das Fossas Abissais, às 15h, e o documentário A Versão de Anita, às 19h. Todas as produções são nacionais.

O Nhô Cine navega pela passagem do tempo, nas experiências e jornadas vividas. A sessão desta sexta contará com Isadora Faz a Festa, de Roberto Machado, curta-metragem de 2019 com Walderez de Barros, produzido em Piracicaba. O enredo traz a história de uma mulher na casa dos 70 anos, sua rotina solitária e rituais que constituem seus pequenos prazeres de todo dia, enquanto se solidariza com o tempo que insiste em passar. Ali, em seus aposentos, revirando memórias e objetos de toda uma vida, sente-se livre, plena e senhora de suas vontades.

Em seguida será exibido Chega de Saudade, de Laís Bodanzky. A comédia dramática lançada em 2008 traz uma história ambientada durante uma noite de baile, num clube de dança em São Paulo. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último frequentador desce a escada. O espectador acompanha, em uma única noite, os dramas e as alegrias de cinco núcleos de personagens frequentadores do baile.

No sábado, o primeiro filme, às 15h, é Bizarros Peixes das Fossas Abissais, um longa brasileiro em animação que estreou em 2024, com direção de Marão. Na trama, uma mulher com esdrúxulos superpoderes, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica em uma insólita jornada até as profundezas do oceano.

Já às 19h será exibido o documentário A Versão de Anita, de 2023, que mostra uma Anita Garibaldi contemporânea. A obra repassa a biografia da revolucionária brasileira, conhecida por sua participação na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, a partir de uma nova perspectiva, com sua voz, através de seus olhos e com seu ponto de vista muito pessoal. A direção é de Luca Criscenti.

O Nhô Cine é uma realização do Cena 14, Museu da Imagem e do Som (Misp), Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Biblioteca Municipal e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Já a Cineteca é uma parceria entre a Biblioteca e o Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba) com apoio do MIS-SP e do projeto Pontos MIS.

SERVIÇO – Sessões gratuitas de cinema na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Sexta-feira, 24/05, às 19h, com Isadora Faz a Festa e Chega de Saudade; sábado, 25/05, às 19h, com Bizarros Peixes das Fossas Abissais, e às 19h, com A Versão de Anita. Na rua Saldanha Marinho, 333. Informações: 3433-3674.