Biblioteca Municipal comemora o Dia Nacional do Livro, amanhã, 29/10
A Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto comemora o Dia Nacional do Livro, amanhã, sexta-feira, 29/10, às 14h, com várias atividades. Haverá o lançamento do livro A Lenda da Cobrona, de autoria de Ivana Maria França de Negri e ilustrações de Ana Clara de Negri Kantovitz, história que será contada pela professora de educação infantil Monika Magno, além da exposição 80 Anos da História da Biblioteca (1939-2019). O evento é gratuito.
O livro A Lenda da Cobrona conta a história de uma grande cobra que mora no subsolo da catedral da praça. Sua cabeça fica na igreja e sua cauda na Rua do Porto. A obra faz parte da Coleção Lendas de Piracicaba que, dentre outros títulos, engloba Capitão Nhô Lica, Inhala Seca e A Lenda da Noiva da Colina.

Capa do livro A Lenda da Cobrona, que será lançado no dia 29/10
As comemorações do Dia Nacional do Livro começaram na segunda-feira, 25/10, com a campanha da Semana do Livro, na qual para cada livro emprestado um é doado.
Desde o início da semana também está disponível para visitação no Hall Dr. Dalton Belmudes de Toledo a exposição de 80 Anos da História da Biblioteca (1939-2019). Completando a programação também ocorrerá a visita guiada com a pedagoga da Biblioteca, Élide Fernanda, que falará sobre o Dia do Livro e apresentará os espaços e serviços da Biblioteca. A visita guiada é um serviço disponível regularmente mediante agendamento e estava suspenso desde o início da pandemia.

Exposição de 80 Anos da História da Biblioteca (1939-2019) no Hall Dr. Dalton Belmudes de Toledo
A Biblioteca recebe doações de todos os tipos de livros e também faz doações regularmente em eventos literários bem como no Quiosque Literário no Parque da Rua do Porto (fechado temporariamente). Devido a restrições de acesso ao Parque, as atividades do Quiosque, como a disponibilização de desenhos e lápis de cor para as crianças e café ao público, bem como a doação de livros, foram transferidas para o entorno do Casarão do Turismo. Atualmente conta com um acervo de mais de 103 mil exemplares, entre livros de literatura brasileira e de outras nacionalidades, gibis, livros infantis e infanto juvenis, livros de pesquisa de todas as áreas do conhecimento, além de acervos temáticos como o de braille, referência, microfilme e jornais antigos e de uma sala dedicada à memória de Piracicaba. Além disso, a Biblioteca possui um espaço para leitura de jornais do dia e revistas, bem como salas de estudo.
Fechada em 17/03/2020 seguindo os decretos estaduais e municipais e respeitando os protocolos de pandemia, a Biblioteca retomou as atividades no final de outubro do mesmo ano, com funcionamento restrito, totalizando mais de 8.400 empréstimos em menos de cinco meses do ano todo. Em 2021, com o novo pico de pandemia, teve o funcionamento interrompido nos meses de março e abril, mas desde maio vem registrando um crescimento constante na frequência, chegando a mais de 1.000 usuários utilizando os serviços da biblioteca em setembro, totalizando até o final do referido mês quase 7.000 empréstimos.

A Biblioteca retomou as atividades no final de outubro do mesmo ano
Em outubro, o espaço retomou o funcionamento aos sábados e até o dia 27 já contabilizava mais de 1.300 pessoas atendidas. Com os novos decretos, a Biblioteca retornará o horário de funcionamento até às 17h no mês de novembro.
Assim como diversos setores públicos e privados nesse período de pandemia, as atividades da Biblioteca foram intensificadas nas redes sociais. A Biblioteca já possuía página no Facebook e no YouTube e foi criado o perfil no Instagram. Todas as redes sociais estão identificadas como @bibliotecadepiracicaba. No Instagram as postagens diárias divulgam os livros do acervo relacionados às datas comemorativas e ao nascimento de autores. Além disso, a Biblioteca agora conta com uma mascote que faz a recomendação semanal de leitura, com produções criativas relacionadas ao livro sugerido, nomeado em votação on-line como Miau de Assis.

O mascote da Biblioteca, Miau de Assis
"Estamos muito animados com a retomada das atividades e o aumento de público. Temos ótimas ideias e uma programação futura muito interessante. A repercussão na vida social, cultural e escolar através da leitura é muito importante para a formação pessoal", reforça Melysse Martim, diretora da Biblioteca.
DATA – O Dia Nacional do Livro é celebrado no Brasil em 29/10. A data foi criada em comemoração à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, que fica no Rio de Janeiro, em 1810. O acervo da então chamada Real Biblioteca Portuguesa chegou antes, em 1808, contendo livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. Também há outras datas em comemoração aos livros, em abril, como o Dia Internacional do Livro Infantil (dia 02), Dia Nacional do Livro Infantil (dia 18) e Dia Mundial do Livro (dia 23).
SERVIÇO – Dia Nacional do Livro, com o lançamento do livro A Lenda da Cobrona, contação da história e exposição de 80 Anos da História da Biblioteca (1939-2019). Amanhã, sexta-feira, 29/10, às 14h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, rua Saldanha Marinho, 333, Centro. Informações: 3433-3674. Evento gratuito.
