O anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, equipamento mantido pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), recebe nesta quarta-feira, 29/05, às 19h, o drama brasileiro Sonhos Tropicais, de 2001, que tem como pano de fundo o Rio de Janeiro do início do século 20, à beira da Revolta da Vacina. A entrada é gratuita.
A exibição da produção dirigida por André Sturm (ex-diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o MIS-SP, e ex-secretário da Cultura da cidade de São Paulo) acontece por meio de uma parceria entre a Biblioteca e o Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), com apoio do MIS (Museu da Imagem e Som) de São Paulo e do projeto Pontos MIS.
Em 2022, o filme foi vencedor na categoria Melhor Atriz, com Carolina Kasting, no Festival de Cinema de Recife.
No Rio de Janeiro em 1889, no mesmo navio chegam o sanitarista Oswaldo Cruz (Bruno Giordano), que retorna ao país após anos de estudo na Europa, e a jovem Esther (Carolina Kasting), polonesa que veio ao Brasil na promessa de se casar e constituir família.
Cruz logo consegue emprego como médico de uma fábrica de tecidos, enquanto que Esther não tem a mesma sorte, logo descobrindo que a proposta de casamento era apenas uma farsa, preparada no intuito de trazer ao país jovens polonesas para trabalharem como prostitutas nos bordéis da cidade.
Inicialmente Esther resiste ao destino a ela traçado mas, sem opção, acaba cedendo e recebe a ajuda de Vânia, polaca que nem ela que foi vítima do mesmo golpe anos atrás. Enquanto isso Cruz começa sua ascensão na medicina local, assumindo o comando do Instituto Soropédico de Manguinhos, onde pesquisa a cura de doenças como a peste e a febre amarela. As medidas de Cruz se mostram eficazes. Até que, na tentativa de extinguir a varíola, propõe que maiores de 6 meses sejam obrigados a se vacinarem e desencadeia a Revolta da Vacina.
SERVIÇO – Cineteca na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto com o filme Sonhos Tropicais. Quarta-feira, 29/05, às 19h. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. Na rua Saldanha Marinho, 333. Informações (19) 3433-3674.